Professor Mendo Castro Henriques
Tópicos:
"A República tinha como missão fazer o país sair do analfabetismo"
"O Liberalismo também não soube resolver o problema da Educação e no século XIX Portugal tinha 79% de analfabetos. Nos países nórdicos havia então 80 ou 90% de pessoas alfabetizadas"
"Nós vemos países como a Suécia, a Bélgica, a Holanda com elevados índices de desenvolvimento económico e humano porque souberam desenvolver o seu sistema educativo antes que fizessem a sua transformação económica"
"A República falhou nessa sua missão que era a Educação do Povo"
Houve pouca sorte, houve Guerra, na África e na Europa e houve Peste (Peste Bubónica), e só não houve Fome, porque a população se manteve estável"
"Afonso Costa e a Lei da Separação da Igreja e do Estado"
"Afonso Costa é conhecido em Finanças por ter tido dois orçamentos com superávite (1911 e 1912), por não ter pago aos fornecedores e pela Lei Travão"
"A República não pode viver com Afonso Costa e não pode viver sem Afonso Costa"
"Portugal era Lisboa e o resto era paisagem. Hoje existem dois grandes pólos e alguns centros urbanos importantes. A revolução de 1910 ocorreu em Lisboa e foi recebida por telégrafo pelo resto do país"
"Religião Patriótica"
"Teófilo Braga ia para a Presidência de Eléctrico"
MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia
Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/
"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)
A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)
Agostinho da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário