Em comunicado emitido hoje e alegando que a Câmara Municipal de Newark impôs “restrições que limitam a sua concretização”, a Fundação Bernardino Coutinho, instituição que há 30 anos organiza o festival, cita a “aprovação de um decreto proposto pelo vereador Augusto Amador que inviabiliza a realização das festas, ao obrigar ao pagamento de grande parte das despesas com policiamento e limpeza - mais de 80 mil dólares”.
No mesmo comunicado a Fundação diz ainda que “as anteriores administrações da cidade de Newark sempre apoiaram as comemorações do Dia de Portugal nesta cidade, até ao ano de 2006, data da entrada da actual administração, e ano da notória perseguição feita por motivos políticos a esta Fundação, pelo vereador Augusto Amador”.
A Fundação acusa ainda a administração da cidade no mesmo comunicado de “falta de comunicação” e diz esperar que “para o ano a situação já possa ser diferente permitindo à Fundação Bernardino Coutinho a realização das Comemorações do Dia de Portugal em Newark ao seu melhor nível”.
Augusto Amador, recorde-se, é o vereador português nesta cidade desde 1998 representando o bairro Este onde reside a comunidade portuguesa e brasileira, e procura a 11 de Maio a reeleição para um quarto mandato na vereação municipal.
Em declarações à Lusa na passada sexta-feira durante o lançamento do seu livro “(re)Cantos da Viagem”, Amador disse estar “de consciência tranquila” em relação a esta polémica acrescentando que nunca foi contactado pela organização para tentar resolver o problema.
O Dia de Portugal em Newark é considerado o maior de todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e o evento da cidade de Newark que mais gente reúne.
O desfile de domingo costuma levar à Ferry Street (Avenida Portugal) mais de meio milhão de pessoas de todas as etnias da cidade e Estados vizinhos, e é geralmente o palco preferido de políticos locais e portugueses nos seus contactos com a população.
Por aqui passaram nos últimos anos governadores estaduais, embaixadores, primeiros ministros, ministros, secretários de Estado, congressistas, senadores, presidentes de câmara, deputados, candidatos a políticos dos Estados Unidos e de Portugal. Entre eles conta-se Durão Barroso e Cavaco Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário