Fernando Sumbana sublinhou as vantagens de "combinar turismo e conhecimento", quando falava num seminário sobre "Oportunidades para a Prática do Turismo Científico, Académico, Voluntário e Educacional em Moçambique".
O ministro do Turismo de Moçambique afirmou que o país será o primeiro na África Austral a formular uma estratégia de aproveitamento comum do turismo científico e educacional.
"Temos potencialidades para o desenvolvimento do turismo científico e educacional. Os nossos parques, reservas e formações montanhosas dispõem de ecossistemas de grande interesse para estudiosos e cientistas", enfatizou Fernando Sumbana.
Além de ser útil para os académicos, a nova abordagem no sector poderá oferecer soluções para o desenvolvimento de um turismo sustentável e permitir que se deixe um legado para as próximas gerações, enfatizou o ministro.
Fernando Sumbana destacou que o Governo quer que o turismo aumente a sua contribuição na luta contra a pobreza no país, dando lugar à participação das comunidades nos projectos turísticos.
"O turismo só pode ser sustentável se gerar vantagens para as comunidades que vivem à volta dos empreendimentos. É por isso que as comunidades devem estar no centro de toda a actividade turística", defendeu.
No encontro de dois dias, serão debatidos temas como "Turismo Seguro: Oportunidades Culturais, Educacionais e Económicas para Moçambique", bem como "Mercados para o Turismo Seguro na África Austral".
Fonte: www.noticiaslusofonas.com/view.php?catogory=Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário