*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Portugal: os homens da terra e os homens do mar

Se é verdade que esta pátria em que vivemos devia ser a imagem na terra da pátria celeste, também é verdade que Portugal como o temos hoje é inimigo dos portugueses. Ser-se patriota, hoje, só pode significar verdadeiramente que se ama algo que Portugal foi ou algo que se espera que Portugal será. É possível ainda que ambas se cruzem.
O valor por excelência de uma pátria é ela ser uma expressão peculiar, o mesmo é dizer uma refracção, da luz da Verdade. Isto significa que uma pátria deve estar de tal modo organizada que deve ajudar aqueles que lá vivem a encontrar o caminho para Deus, isto implica necessariamente que a pátria procure, de algum modo, realizar, na medida do possível, o paraíso na terra. Quando uma pátria não só não o cumpre (ou se cumpre) como ainda se torna um obstáculo, então deve-se deixar claro que tipo de patriotismo se defende ou corre-se o risco de se ser mal entendido e de a acção daí resultante poder ser interpretada em sinal contrário ao que devia.
Aquilo que de mais importante perpassa a identidade portuguesa está como que aglutinado em dois núcleos, que correspondem a dois tipos psíquicos: o homem da terra e o homem do mar. Um é o que tem o amor à terra, a fixidez do interior; outro, nítido, é o do amor pelo elemento líquido, movente. Se um ama a raiz, o outro ama o vento; se um quer ficar, o outro quer partir. Ao longo de toda a nossa história sempre houve possibilidade para que estes dois “tipos” de portugueses se realizassem. Podemos encontrar estes dois tipos nas mais diversas actividades e é particularmente interessante encontrá-los na nossa História e na nossa Literatura.
Hoje, os portugueses da viagem, os homens do mar, não sabem o que fazer e entretêm-se em pequenas guerrinhas de invejas e pequenos pecadilhos de pacote; estes são os que, sem saber o que fazer, porque não têm como realizar a sua natureza, mal olham para o vizinho do lado. Os homens da terra, por seu lado, esperavam que os outros lhes trouxessem histórias do longe e da distância, histórias que os fizessem sonhar. Em vez de histórias ouvem o mal dizer. E assim se envenenam reciprocamente as almas prisioneiras de um país medíocre.

Os homens da terra tinham por função perpetuar a tradição; os homens do mar tinham por função renovar a tradição. Era deste equilíbrio que se fazia a vida em Portugal, naquele tempo em que a Pátria era caminho. Hoje, não é caminho, é cerca ou muro.

Pensando na herança dos homens do mar, não podemos deixar de sentir mágoa, porque os melhores deles, os que iam à ventura e não os comerciantes, encontraram múltiplas tradições, viram que havia inúmeras formas de adorar Deus, viram que só havia um Deus; apaixonaram-se por outros povos, pelas mulheres desses povos, pela terra desses povos, pela paisagem e pelo vento desses povos. Estes que por lá andaram raramente voltaram e, por isso, não temos tantos vestígios entre nós como seria de esperar, tendo em conta a nossa História e os séculos de viagens. Mas esta herança, se não está tanto nos vestígios materiais, está, contudo, seguramente na sua (que é também a nossa) alma. Essa herança não é apenas a dos homens do mar, é também a dos homens da terra, porque estes guardaram em si, naquilo que teve de melhor, o convívio entre as três tradições.

Estas duas heranças conjugadas deviam-nos fazer pensar, à luz deste tempo que vivemos, na importância que pode ter este universalismo de atitude. A questão está apenas aqui: quando vão os portugueses deixar a maledicência e a inveja e procurar o que é que em si, no sangue que lhes vem dos antepassados, os fez partir em tempos? Haverá ainda portugueses à altura da herança que levam no sangue da alma?

Poder-se-á dizer que Portugal não é só isto e que muito mal fez no mundo aos povos entre os quais viveu e que muito mal fez aqui dentro às outras tradições, queimando mouriscos e marranos. É verdade, mas se alguém tiver um pai que tem um defeito e uma virtude, e se tiver herdado ambos, não deve procurar livrar-se do primeiro e estimular a segunda? Nem serve estar sempre a repisar o defeito e a apagar a virtude (como fazem certos historiadores canhotos), nem serve camuflar o defeito por baixo da virtude (como faz certo lirismo interpretativo-patriótico). Lembremo-nos que Sampaio Bruno dizia que hoje estamos colher o que semeamos nos Descobrimentos.
O português tem a obrigação de estar à altura do melhor da sua herança; e o melhor é, pelos dois lados (o paternal do mar e o maternal da terra), o amor às tradições diversas. Portugal não é um povo como os outros, por qualquer razão estranha, é um povo em diáspora, mesmo quando não sai. Só isto explica que assim que acabou de conquistar o território e poderia viver nele descansado, imediatamente tivesse partido para as Descobertas, deixando o país em que, finalmente, poderia viver tranquilamente.
Os portugueses, pela sua herança, deviam ter condições para saber como olhar para a diversidade das tradições, hoje forçadas a conviver. Os portugueses deviam saber que só há um Deus, como diz Junqueiro: “No universo inteiro há uma só diocese e uma só catedral com um só bispo – Deus.” Por que persistem os portugueses em negar a nobreza da sua herança e ficam na sua rotininha de umbigo? É um mistério estranho, este o da decadência dos povos. Mas, como dizia Agostinho da Silva, e parafraseando-o: se Portugal não é um povo eleito, pois que faça o favor de se eleger!

Pedro Sinde

Publicado em: http://filosofia-extravagante.blogspot.com/2010/02/pensando-bolina-27.html

Sem comentários: