O estudo sobre o mercado Global da Micro-Finanças em Cabo Verde estima em cerca de 27 mil pessoas o mercado potencial para os produtos das micro-finanças em Cabo Verde.
O resultado foi obtido a partir de um estudo abrangente executado pela Afrosondagem, encomendado e financiado pela ADA/Cooperação Luxemburguesa, no quadro do suporte à FAM-F.
O estudo foi realizado entre Dezembro e Janeiro e cobriu as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago e Fogo. OS resultados representam o mercado total nacional.
Foram realizadas mais de 1.400 entrevistas a chefes de família, para uma amostra com 5% de erro e 95% de intervalo de confiança. Para alem disso, foram realizadas entrevistas a responsáveis do sector financeiro (Bancos e Instituições de Micro-Finanças), bem como uma levantamento exaustivo de dados financeiros e uma pesquisa documental sobre a problemática em Cabo Verde.
Os resultados mostram que existe 13 instituições estruturadas de oferta de serviços micro-financeiros às camadas não abrangidas pelo sistema formal. O montante concedido até ao presente ronda os 3 milhões de contos para 55 mil transacções. O montante médio de crédito concedido ronda os 55 mil escudos.
O mercado efectivo cobre, portanto, segundo o estudo da Afrosondagem, cerca de 27% dos clientes potenciais e 11% dos valores de crédito potenciais.
O estudo apresenta resultados cobre o comportamento dos cabo-verdianos relativamente à poupança e aos empréstimos, designadamente os propósitos e a fonte de satisfação das necessidades financeiras para os seus negócios e para situações de emergência. Para além disso, cobre ainda aspectos relativos à transferência de capitais, seguros, métodos de previdência social e razões da dificuldade do acesso ao crédito.
A FAM-F é a organização Federativa da s Instituições de Micro-finanças em Caboverde, com 13 membros, a actuarem em todas as ilhas, excepto a ilha Brava.
A FAM-F, enquanto rede representativa da indústria, joga um papel preponderante na apoio à consolidação das IMFs contribuindo para a sua afirmação como alternativa viável e sustentável para a oferta diversificada e descentralizada de serviços financeiros ajustado as necessidades das famílias e sua micro empresas não abrangidas no quadro do sistema financeiro formal.
Importa salientar o papel até então desempenhado pela FAM-F na clarificação do estatuto das IMFs no quadro global do desenvolvimento do pais e na definição das funções e responsabilidades dos diferentes protagonistas intervenientes no sector da Micro finanças em Cabo Verde.
Todavia a FAM-F tem plena consciência da imperiosa necessidade de imprimir uma nova dinâmica no sector em resposta aos complexos desafios que se afiguram nos próximos tempos.
O lançamento I MIDI de Micro-Finanças, conceito desenvolvido pela ADA, ONG com Expertise em Microfinanças, tem como objectivo, através das apresentações, seguido de debate, dar a conhecer ao público-alvo o estudo da demanda encomendada pela ADA e lançar perspectivas ao actual quadro regulamentar do sector, já iniciado pelo BCV em sintonia com outros parceiros. Pretende-se, portanto, acelerar o processo de desenvolvimento do sector em Cabo Verde.
Sem comentários:
Enviar um comentário