A luta contra a Dengue mobilizou os cabo-verdianos durante os meses de Outubro e Novembro, demonstrando uma verdadeira capacidade de mobilização quando as causas o justificam.
Tendo ocorrido uma epidemia com a ocorrência de alguns óbitos, e tendo em conta a possibilidade de voltar a acontecer no futuro, a Afrosondagem (www.afrosondagem.cv) quis ouvir a opinião dos cabo-verdianos sobre algumas questões relacionadas com a campanha de limpeza contra a Dengue.
Não se tratou de um estudo sobre a Dengue em específico, mas sim uma avaliação alargada da performance dos eleitos municipais, entre as quais se incluíram as questões relacionadas com a epidemia.
Os executivos camarários tiveram, a seu pedido, acesso aos dados detalhados para efeitos da sua própria avaliação. Uma vez mais, a Afrosondagem considera que a opinião dos cabo-verdianos é determinante e que deve ser conhecida pelos decisores públicos e, sobretudo, pelos seus concidadãos. São estes resultados que se apresentam agora em forma bastante sucinta.
De forma global, os cabo-verdianos avaliam como bastante positiva a campanha de limpeza realizada na luta contra a Dengue. Os resultados são inequívocos e mostram que na generalidade dos municípios, os cidadãos consideram que as câmaras tomaram as devidas previdências para combaterem o surto epidémico. Cerca de 89% têm essa opinião. Proporção idêntica ou superior consideram que a reacção das câmaras e do Governo foi adequada.
Cerca de 85% consideram ainda que a campanha de limpeza no âmbito da luta contra a Dengue foi positiva ou bastante positiva. A proporção daqueles que consideram-ma negativa foi de apenas 2%. No entanto, embora elevada, a proporção daqueles que consideram que a campanha ficou acima das suas expectativas foi de 75%.
Um indicador importante para s decisores políticos, especialmente os executivos camarários, é que 98% dos cabo-verdianos consideram que a campanha de limpeza deve ser repetida com regularidade. Cerca de metade (47%) considera mesmo que ela deveria ser repetida mensalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário