O livro "Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa", de Miguel Real e editado pela Quidnovi, foi o vencedor do Prémio Jacinto do Prado Coelho 2008, informou esta terça-feira a Associação Portuguesa dos Críticos Literários, que atribui o galardão.
Segundo Liberto Cruz, presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e membro do júri, ao lado de Manuel Frias Martins e Carlos Jorge Figueiredo Jorge, o livro de Miguel Real foi distinguido «pelas reflexões brilhantes e pela interpretação que o autor faz da obra produzida por Eduardo Lourenço entre 1949 e 1997».
Eduardo Lourenço figura entre os anteriores galardoados com o Prémio Jacinto do Prado Coelho, que é atribuído há mais de 20 anos e já coube também a Óscar Lopes, Vergílio Ferreira, António José Saraiva, José Gil, Carlos Reis e Maria Alzira Seixo, entre outros.
O galardão, que consagra as modalidades de ensaio, crítica, história da literatura e teoria da problemática literária, tem o valor pecuniário de 5000 euros e é patrocinado pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
O Prémio Jacinto do Prado Coelho 2008 será entregue a 15 de Dezembro, na Sociedade Portuguesa de Autores.
Lusa
5 comentários:
Um prémio muito merecido para alguém que é já um dos maiores vultos da inteletualidade portuguesa!
Parabéns ao Miguel Real!
Este sim, é um prémio de prestígio
que honra todos os MIL-itantes.
Parabéns Miguel Real.
Abraço MIL
P
Parabéns e um sentido agradecimento por podermos continuar a fruir a tua inteligência.
Forte abraço, Miguel Real.
Fico muito contente, e é justíssimo.
Parabéns, Miguel Real.
Caro Miguel Real, parabéns por tão importante prémio que, acima de tudo, é um reconhecimento merecido e justo!
Saudações MIL
Enviar um comentário