*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 21 de novembro de 2009

Ciber-Rádio Internacional Lusófona

Apresentação e pedido de participação

A Ciber-Rádio Internacional Lusófona está em fase experimental desde há um certo tempo. Gostaríamos de começar mais seriamente, não como mais uma rádio comum, mas uma rádio que contribuísse dignamente para a convergência lusófona, com a participação do máximo número de pessoas que comungam do mesmo ideal.

O sítio é: http://radiolusofona.net/.

Abaixo vamos deixar vários pontos, indicando as várias formas com que as pessoas podem contribuir.

1) A primeira forma básica de contribuição é ouvindo a rádio especialmente nos períodos ao vivo, fazendo comentários, pedidos e sugestões por MSN, pelo site ou de outro modo.
2) Contactar autores lusófonos sobretudo não brasileiros dando a conhecer o MIL e pedindo-lhes alguma contribuição como: músicas, CDs, anúncio de eventos, apoios, declarações, etc. Este contacto com os autores pode em muito contribuir para a divulgação do MIL.
3) Fazer coletânea de artigos, poemas, livros, a serem publicitados ou recitados na rádio. (Um dos pontos a ver com a direção do MIL é comentar sobre o próprio blogue.)
4) Divulgação da Ciber-Rádio, convencendo a colocação do tocador digital em sites que gostassem de fazer essa homenagem.
5) Contribuir com programas tanto gravados e passados à rádio ou feitos em direto através da cessão do ponto de publicação à pessoa em questão (tecnicamente muito fácil).
6) Arrumar patrocínios e outros tipos de contribuições monetárias para ajudar a rádio a pagar os custos de direito do autor e streaming.
7) Organizar eventos onde a rádio pudesse estar presente.

Muitos dizem "para quê uma rádio, se se pode colocar em arquivos, músicas, conferências, discursos; e as pessoas podem acessar quando quiserem?"

De fato a função da rádio não é fornecer esses elementos, mas enquadrá-los numa função de entretenimento, focando a informação em convergência lusófona, realçando e partilhando as diversas culturas musicais, históricas, poéticas, etc.

Com a rádio, as pessoas podem participar interativamente, colocar propósitos e metas. Se houver uma boa participação dos elementos do MIL, a rádio poderá ter uma função divulgadora das pessoas, pensamentos e ações, fazendo esse grupo se autoconhecer melhor.

5 comentários:

Rui Martins disse...

uma ideia interessante, a merecer debate interno...

Renato Epifânio disse...

Que muitos MILitantes participem nesta iniciativa...

Abraço MIL

Miriam de Sales disse...

Caro Pereira,acho uma excelente idéia.De que MIL formas posso ajudar?
Saudações

Paulo Pereira disse...

Quem quiser participar ou colaborar, será melhor falar com MSN= suporte@radiolusofona.net.

Obrigado!

Flávio Gonçalves disse...

Caro Paulo, tenho vários cd's do José Campos e Sousa e de outras bandas de língua portuguesa que considero que poderiam ser uma mais valia.

Pode ouvir um desses registos no vídeo, considerado por alguns como ofensivo, que fiz da Nova Águia:

http://www.youtube.com/watch?v=QfLDbFOXlUU

O site do Campos e Sousa:

http://www.josecamposesousa.com.pt/