A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) – em parceria com a Editora LEYA, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Maison du Portugal André de Gouveia da Cidade Universitária Internacional de Paris – anuncia o lançamento da quarta edição do seu Concurso Literário anual “As minhas férias em…”. Este ano, o destino é Moçambique, “um país de grande relevância para o futuro da língua portuguesa” argumenta José Governo, Diretor Executivo da AILD.
Depois de edições anteriores dedicadas a Portugal, Brasil e Angola, o concurso convida os jovens a uma jornada literária por Moçambique, trocando o rio Cuanza pelo rio Zambeze para unir duas culturas e dois países entrelaçados pela língua portuguesa. “A iniciativa visa promover a língua e a cultura portuguesas, incentivando a criação literária, a curiosidade intelectual e a pesquisa histórica e cultural entre jovens lusófonos que vivem no exterior” completa José Governo.
O concurso está aberto a jovens e crianças de 8 a 22 anos, que residam num país cuja língua oficial não seja o português, ou noutro país de língua oficial portuguesa que não seja o país de origem de um dos seus pais.
Os participantes podem submeter textos originais e individuais, com um limite máximo de 1000 palavras, em forma de prosa, poesia, ou diário de viagem. Os trabalhos podem ser ficcionais ou autobiográficos, abordando a história, geografia, gastronomia e paisagens de Moçambique.
Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para concurso@asminhasferias.pt até 31 de outubro de 2025. Os documentos necessários para a submissão são o texto em formato PDF e os anexos de atestado de originalidade e residência.
Um júri, composto por professores, escritores, editores e jornalistas, incluindo o escritor Nuno Gomes Garcia, Presidente do júri, avaliará os trabalhos.
Os vencedores serão anunciados a 9 de dezembro.
Os primeiros lugares de cada uma das três categorias (Infantojuvenil, Juvenil e Universitária) receberão um prémio de 150,00 euros em livros. A cerimónia de entrega dos prémios está prevista para janeiro de 2026, na Maison du Portugal André de Gouveia, em Paris.
Mais informações AQUI. In “LusoJornal” - França
Sem comentários:
Enviar um comentário