Sam Hou Fai encontrou-se na quinta-feira com Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau. Durante a reunião, o Chefe do Executivo realçou que Macau e a Guiné-Bissau podem aprofundar o intercâmbio e a cooperação nos domínios da saúde, educação e juventude.
O Chefe do Executivo sublinhou que a China e a Guiné-Bissau mantêm uma boa relação, destacando o estabelecimento da parceria estratégica no ano passado. O líder do Governo local salientou que a VI Conferência Ministerial do Fórum de Macau, realizada com êxito no ano passado, “contribuiu para uma perspectiva de cooperação mais ampla e de alto nível entre a China e todos os países de língua portuguesa” e garantiu que “Macau continuará a desempenhar bem as suas vantagens de Um Centro, Uma Plataforma e Uma Base”.
Sam também prometeu que a RAEM vai continuar a prestar auxílio à Guiné-Bissau no pleno aproveitamento da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, “promovendo e apoiando as empresas dos dois países a reforçarem o investimento e a cooperação mútuos, no sentido de ajudar a Guiné-Bissau a transformar o seu potencial ao nível de recursos em motor de desenvolvimento”.
Na reunião, o Chefe do Executivo fez questão de referir que “o princípio ‘um país, dois sistemas’ foi implementado com sucesso e de forma estável e duradoura na RAEM, tendo sido alcançados resultados notáveis nas áreas políticas, económicas, sociais e de bem-estar da população”, assinalando também que o Governo da RAEM está empenhado em “preservar e transmitir história e cultura singulares locais, transformando Macau numa plataforma de intercâmbio e de aprendizagem mútua entre a cultura oriental e ocidental, e num centro de turismo e lazer de elevada importância na região da Ásia-Pacífico”. In “Ponto Final” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário