A importância de Macau como ponte sino-lusófona e o reforço da cooperação académica inter-regional são questões a debater na Conferência FORGES, ligada ao ensino superior dos países de Língua Portuguesa. O Fórum terá lugar em Novembro, com organização da Universidade Politécnica de Macau...
As instituições de ensino superior dos países e regiões de língua portuguesa (PLP) vão reunir-se na Universidade Politécnica de Macau (UPM) em Novembro deste ano para discutir o papel da RAEM como plataforma entre a China e os PLP, de modo a reforçar o intercâmbio e a cooperação internacional.
Já com a preparação da 14ª Conferência em vista, a presidente da Associação do Fórum de Gestão do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) deslocou-se ao território onde manteve contactos com responsáveis da UPM. Margarida Mano, que é igualmente vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), referiu no final do encontro que “ao longo de mais de uma década, o Fórum FORGES e a UPM têm vindo a cooperar, através da realização conjunta de projectos de investigação científica e conferências, entre outras formas de intercâmbio, convidando prestigiados académicos chineses e portugueses para presidirem a palestras, tendo sido obtidos resultados significativos”.
Durante a visita, Margarida Mano presidiu a uma palestra intitulada “Novos Horizontes Sino-Lusófonos: Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa”, apresentando o valor e o desenvolvimento do Português, a situação do ensino superior naqueles países, os desafios globais e os pontos de cooperação cruzada, entre outros. Estiveram presentes cerca de 100 professores e alunos.
Im Sio Kei, reitor da UPM, reiterou que a instituição de ensino que lidera “irá continuar a desenvolver o papel de Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, e aproveitar as novas oportunidades trazidas pela construção da Zona de Cooperação Aprofundada, sendo que, Macau, na qualidade de anfitrião, vai discutir a cooperação com as instituições de ensino superior dos PLP, contribuindo para a prosperidade académica da China e dos países que falam português”.
A UPM vai organizar a Conferência FORGES pela terceira vez, depois de em 2012 ter sido anfitriã da segunda edição do Fórum e de em 2021 ter co-organizado os debates via online. Vítor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”
Sem comentários:
Enviar um comentário