*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 26 de agosto de 2023

São Tomé e Príncipe - Ministro dos Negócios Estrangeiros assume a presidência do Conselho de Ministros da CPLP

 São Tomé – O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe assumiu esta manhã a presidência do Conselho de Ministros da CPLP, no início hoje em São Tomé, da XXVIIIª reunião deste órgão no âmbito da XIVª Cimeira que termina domingo, 27, com a Conferência de Chefes de Estado e de Governo desta comunidade lusófona.


O novo presidente do Conselho de Ministros da CPLP, Gareth Guadalupe recebeu o testemunho das mãos do Ministro de Estado, Chefe da Casa Civil do PR de Angola, Adão de Almeida em representação do Ministro de Relações Exteriores de Angola, que detinha a presidência deste órgão da CPLP.

Na sua intervenção, Gareth Guadalupe disse que “temos a consciência do compromisso que hoje assumimos” tendo sublinhado que “queremos contar com subsídio de todos porque afinal de contas somos uma comunidade”.

“Esperançosos que as condições aceitáveis têm sido disponibilizadas com vista ao melhor desenrolar dos nossos trabalhos para que em conjunto consigamos acrescentar dividendos, a grandeza na nossa instituição CPLP, que por conseguinte traduzir-se-á em políticas alinhadas aos desafios que se nos colocam na construção da prosperidade da nossa juventude”, avançou Gareth Guadalupe.

Na sua intervenção o Ministro de Estado, Chefe da Casa Civil do PR de Angola, Adão de Almeida em representação do ministro de Relações Exterior de Angola disse que “nesta reunião teremos a oportunidade de apreciar e decidir sobre a matéria de extrema importância para a organização, porquanto a este órgão compete entre outros coordenar as actividades da CPLP”

O ministro Adão Almeida sublinhou que “durante o nosso mandato registamos um aumento substancial de manifestações de interesses na obtenção do estatuto de observadores associados e consultivos, o que espelha a importância crescente da CPLP ao nível internacional”.

Além do ministro são-tomense dos Negócios e do ministro do Estado angolano, a reunião contou com presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e Timor-Leste bem como o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Secretario de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e o Embaixador-Secretário para Africa do Brasil.

Com a realização hoje da XXVIIIª reunião do Conselho de Ministros da CPLP, as atenções viram-se, agora, para a XIVª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP prevista para domingo, 27, na sede do Parlamento na capital são-tomense. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”

Sem comentários: