*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Um Adolfo Casais Monteiro, por Agostinho da Silva

 


Na vasta bibliografia de Agostinho da Silva, ainda não inteiramente publicada, uma das obras mais relevantes tem por título Um Fernando Pessoa. Como se infere do título desta obra, publicada em 1959, no Brasil – onde Agostinho da Silva se radicou cerca de um quarto de século, entre meados dos anos 40 e finais dos anos 60 –, trata-se uma leitura pessoal de Fernando Pessoa, em particular da sua “Mensagem”, em que Agostinho da Silva desenvolve a sua própria visão: não apenas de Portugal e da cultura portuguesa, mas, sobretudo, da cultura de língua portuguesa – da cultura lusófona, diríamos nós hoje –, conforme, de resto, já salientámos numa obra da nossa própria autoria, lançada no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento (Visões de Agostinho da Silva, 2006).

Ao contrário de Fernando Pessoa, que mereceu de Agostinho da Silva muitas e alongadas referências, o mesmo não aconteceu com Adolfo Casais Monteiro. Ainda assim, há um texto que sobressai – falamos do texto intitulado “Alguma nota sobre Casais”, publicado nos Cadernos de Teoria e Crítica Literária (Araraquara, SP: Setor de Teoria da Literatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, nº 4, Julho de 1974, pp. 15-26). Pelo seu interesse, quer por aquilo que Agostinho da Silva nos diz sobre Adolfo Casais Monteiro, que, de forma reflexa, por aquilo que Agostinho da Silva nos diz sobre si próprio, eis o texto que iremos aqui apresentar.

Assim, neste texto, começa Agostinho da Silva por evocar a criação da primeira Faculdade de Letras do Porto, falando mesmo de um “milagre” – nas suas palavras: “De vez em quando sucedem milagres, se Deus os consente e neles se empenham os homens [saliente-se aqui a ressalva: os milagres sucedem “se Deus os consente e neles se empenham os homens”]. Num país de ensino rotineiro, com mais interesse pela nota e pela autoridade do catedrático do que respeito pela ciência e liberdade de discernimento pessoal, surgiu a Faculdade de Letras do Porto, que era toda ao contrário, inimiga da burocracia e fosse do que fosse que pudesse lembrar Coimbra e seus malefícios de séculos e incitadora de descoberta própria mais do que de aprendizagem servil, bem longe de ser a escola técnica de profissionais de ensino em que se transformaram as outras.”.

Essa Faculdade, como logo de seguida acrescenta, “em dois grandes grupos se dividia” – “liderado um por Teixeira Rego, que podia ter sido bom matemático e físico – ouvi-o propor a teoria da luz de Broglie an­tes de Broglie — e ensinava filologia, pois ainda se não tornara ciência ou moda ser pedante em linguísti­ca…”; “o outro por Leonardo Coimbra, que podia também ter sido matemático e campeão remador, como Rego de ténis, e ensinava filosofia, ou antes, que isso era o certo, vivia filosofia, com muita agudeza e saber, como mestre, e muita angústia e caminhos torcidos, como homem, dando nota boa a quem se interessava e a quem se não interessa­va pela matéria — tive distinção na turma destes, pois que era o indo-europeu de Teixeira Rego meu pasto fa­vorito —; tudo no Café Majestic, como o filólogo na [Livraria] Lelo.”.

Eis, aqui, um testemunho confirmado por muitos outros: Agostinho da Silva sempre se sentiu mais próximo de Teixeira Rego, mas, apesar de nunca ter sido “leonardesco”, como chegou a dizer, bastas vezes evocou o magistério de Leonardo Coimbra – daí, nomeadamente, estas suas palavras: “Era a largueza de espírito do Leonardo que tinha formado aquela Faculdade. Ali se percebia por que razão uma instituição universitária não é tão importante como, muitas vezes, se julga. Ele confiava nalguma outra coisa que não eram os regulamentos, as notas, as pautas e essa trapalhada toda” (in Jornal de Letras, 12 de Janeiro de 1987). Ao longo da vida, irá, com efeito, reiterar que essa “era uma Faculdade sem uma organização rígida e em que se dava muito mais atenção a quem elaborava perguntas do que a quem fornecia as respostas que vinham nos manuais” –, nunca esquecendo não só Leonardo Coimbra – “um boémio do pensamento (...), um homem capaz de atitudes que os catedráticos não tomam” – como, sobretudo, Teixeira Rego – “uma das pessoas mais inteligentes que conheci”[1].

Ora, é precisamente nesse contexto estudantil que Agostinho da Silva evoca o seu colega – apenas dois anos mais novo: “Nunca vi ninguém estudar tanto e tão seriamente como Casais naquela Biblioteca Municipal do Porto, que conservava no acervo e na atitude a lembrança de um Herculano, de um Rocha Peixoto, de um Martins Sar­mento ou de um Sampaio (Bruno), este último educador do próprio Teixeira Rego, que fisicamente acabara por se parecer com seu Mestre. Já era o Casais daquela altura e daquela longa cabeça que o Brasil veio a conhe­cer, mas quase ficava oculto pelas pilhas de livros que requisitava de cada vez e que lia com voracidade e ve­locidade, muito antes de terem aparecido os métodos americanos de correr num segundo as páginas pares e adivinhar por elas as páginas ímpares; que lia, entendia e digeria em alimentação própria, sempre com um belo jeito de não ter grandes notas, como que a reservar-se para dar a sua medida na grande e difícil vida que o es­perava.”.

Sendo que, logo de seguida, Agostinho da Silva assinala uma diferença de percursos entre os dois: “Nisto nos dividíamos, eu e Casais. O indo-europeu e mau conselheiro político — embora fosse a República a deusa de Teixeira Rego —, talvez, por outro lado andasse eu muito sob a influência de Goethe, coi­sa de que me curei depois, e prezasse sobre tudo a Or­dem, com muita impaciência perante as fraquezas e os compromissos dos políticos e as injustiças que a cada momento via praticadas, o que já não era muito goetheano; o nosso poeta e crítico temia principalmente a ditadura que se aproximava e que, apesar de tudo, era apenas militar, quando o que realmente ameaçava o País era o obscurantismo coimbrão e o mesquinho espírito do quintal das couves. Quando tudo se decidiu, fiquei eu com a tropa, ele com a Constituição. Menos de um ano depois, entrei na Seara Nova, e tive o gosto de ser demitido do serviço público ainda antes de Casais Montei­ro; onde iria o Goethe!/ Com Espanha, França e outras aventuras, perdi de vista Casais, que entrara na Presença, andava ensi­nando e fazia política (…).”.

Já no Brasil – para onde Agostinho da Silva partiu em meados da década de quarenta e Adolfo Casais Monteiro uma década mais tarde –, recorda Agostinho a presença de Casais na Universidade da Bahia: “Casais chegara para en­sinar na Faculdade de Filosofia, na Cadeira de Hélio Simões, e na Escola de Teatro da Martim Gonçalves viera eu propor a Edgard Santos que se fundasse aquele Centro de Estudos Afro-Orientais que iniciou a políti­ca africana do Brasil e que talvez tivesse feito o mesmo com o Oriente — se trabalhou com o Japão e os Ára­bes – se o Presidente Jânio [Quadros], que tão bem entendeu o Centro, não tivesse, por outro lado, deixado de recon­duzir o Reitor no cargo de que jamais deveria ter sido apeado. Em 59, porém, só o Reitor me acompanhou na ousadia e praticamente se trabalhou a ocultas da Universidade, que talvez derrubasse o Centro se o tivesse sabido a funcionar; o escritório era no subterrâneo da Reitoria e, para disfarçar a minha presença, inventaram-se na Escola de Teatro aulas de filosofia, não sendo esta a última vez em que havia de ensinar o que não sei; coisa muito útil, porque se aprende muito estu­dando com aluno.”.

E acrescenta, de forma particularmente impressiva: “Aí aprendi ainda a conhecer a generosidade humana de Casais, o seu entusiasmo por poder ajudar os escritores locais, o seu gosto de relações, a real identificação com que no Dois de Julho acompanhava, com as autoridades e o povo, o cortejo cívico dos Caboclos, muito admirado — mas não tinha de quê – de que um cate­drático português, por esse tempo em Salvador, considerasse a festa como ofensiva para os seus brios de pa­triota dilecto do regime, não das Musas. A todos, alunos ou não alunos, animava e ajudava Casais, empresa em que naturalmente, como sempre sucede, gastava às vezes óptima cera com péssimos defuntos. Quando vinha a desilusão, que muito o feria, ou ficava dois ou três dias de papo para o ar, estendido na cama, meditando nas injustiças do mundo, e assim o encontrou Jorge de Sena, que tanto admirava Casais, quando em 59 desembarcou no Brasil (…)./ Depois o vi cansar-se de tanto folclore bahiano (…), enquanto abalava para o Sul, a buscar seu jornal, ou Faculdade ou editor (…) naquele exílio que era, simultaneamente, forçado e de gosto; não suportaria Portugal e lhe era difícil viver sem Portugal. Entre os contrários balançava, sem que tivesse chegado a alcançar que se unem as várias geometrias naquela que não tem dimensão alguma.”.

Reencontraram-se depois em Santa Catarina, como recorda ainda Agostinho da Silva: “e aí deu uma bela lição num Círculo de Filosofia que se tinha inventado naquele Desterro, sob a asa protectora de Henrique Fontes, o duro velho, e de Jorge Lacerda, aquele que os deuses, por o amarem, levaram jovem. Mas onde o vi pela última vez foi no aeroporto do Rio, de viagem pa­ra São Paulo e Araraquara, onde se lhe metera na cabe­ça que me devia levar para a banca de seu doutoramen­to ou concurso, não sei mais. Ia, no seu jeito, com entusiasmo e com resignação; colegas e alunos lhe agradavam totalmente, tinha, naquele interior, todos os meios de trabalho de que podia precisar, ficava perto de São Paulo, onde lhe estavam amigos, livros, vida viva, podia passar suas férias no Rio, no apartamento junto ao mar; o problema, porém, é que era homem de serra, e monge também de certo modo, e que Portugal lhe faltava (…). Não era homem para ter a felicidade, que não é, de resto, dos mais altos valores, nem para que a Paz o tomasse, que essa sim, é valor (…). De algum momento para diante se tornou a sua vida, apesar de todo o entusiasmo pela literatura (…), um caminhar lento e fatal para a morte (…).”.

E assim termina, Agostinho da Silva, esta sua eloquente e comovente evocação: “tão lon­ge o via já, tão separado do que era realmente vida, que não lamentei muito que nos não tivéssemos encontrado durante o período em que leccionámos na Améri­ca, ele em Wisconsin, onde, ao que parece, se sentiu muito bem, apesar do frio, eu em Nova York, onde recebi, por meus alunos, muita boa lição de humanidade excelente. Há quem morra antes de ter vivido e quem viva depois de ter morrido; houve em Casais as duas coisas: não creio que tivesse estado na América ple­namente vivo; e estou seguro de que viverá mais e mais à medida que Portugal se despoje de seus falsos ouropéis de poderoso Estado e renasça no espírito que o fez grande antes do absolutismo real, do capitalismo italiano e alemão e da opressão religiosa; isto é: na liberdade republicana, numa austera solidariedade eco­nómica e na inteira fantasia de pensar Deus, ou de O não pensar; mais precisamente, de O pensar e de, simultaneamente, O não pensar”. Eis, em suma, o retrato que Agostinho da Silva nos dá de Adolfo Casais Monteiro: o de alguém que, após o exílio, se foi sentindo cada vez mais um expatriado. Neste caso em inteiro reverso com o percurso de vida de Agostinho da Silva: que só após o exílio, e muito particularmente no Brasil, nesse Brasil que ele tanto amou – e idealizou –, encontrou de facto a sua Pátria.



[1] Ver, a esse respeito, a nossa obra: Perspectivas sobre Agostinho da Silva, Lisboa, Zéfiro, 2008, p. 62.

Sem comentários: