*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Macau - Vai nascer uma nova escola trilingue em Seac Pai Van

 No próximo ano lectivo, uma nova escola internacional trilingue vai estabelecer-se em Seac Pai Van, junto ao complexo habitacional do One Oasis. A Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) já deu luz verde à Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, para usar as instalações em Coloane...


A Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, já tem luz verde da Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) para estabelecer em Seac Pai Van, junto ao complexo habitacional One Oasis, uma escola trilingue.

Em Boletim Oficial, o Governo informou que a associação irá arrendar as instalações escolares situadas em Coloane, no aterro da Concórdia junto à Estrada de Seac Pai Van, Lote 12A.

Segundo a DSEDJ, a criação desta nova escola surge “em resposta à procura de educação de várias línguas”. “Macau deve fornecer às escolas elementos curriculares internacionais para enriquecer o conteúdo da educação não terciária, proporcionar aos estudantes escolhas mais diversificadas, e oportunidades de aprendizagem adequadas para cultivar talentos internacionais em linha com a direcção do Governo da RAEM de desenvolvimento de talentos”, lê-se num comunicado divulgado pela DSEDJ.

Esta nova escola terá, assim, um currículo internacional para o ensino pré-escolar, primário e secundário. A escola adoptará o sistema académico local e utilizará o chinês, português e inglês como principal meio de ensino, com inscrições a partir do ano lectivo 2023/2024, informou a DSEDJ.

A organização responsável por esta nova escola é a Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, antigo deputado à Assembleia Legislativa e actualmente advogado, membro do Conselho Executivo da RAEM e membro da Comissão Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, entre outros cargos.

A associação foi criada em Novembro do ano passado e os seus estatutos, publicados em Boletim Oficial, dizem que tem como finalidade “o desenvolvimento e a administração de colégios internacionais vocacionados para o ensino das línguas e culturas portuguesa, chinesa e inglesa, assumindo as inerentes responsabilidades pedagógicas e financeiras”. A associação também visa a “promoção de valores culturais de Macau” e a “interconexão com instituições que prossigam interesses educativos, culturais e desportivos”.

O jornal Macau Daily Times avançou, no início do ano, que Rosa Bizarro, docente que estava no Instituto Politécnico de Macau (IPM) e que foi responsável pela criação do primeiro doutoramento da Escola de Línguas e Tradução do IPM, seria a pessoa escolhida para liderar a nova escola. André Vinagre – Macau in “Ponto Final”

Sem comentários: