O relacionamento cultural entre a China e os países de língua portuguesa tem estabelecido Macau como “plataforma de grande relevo” para o intercâmbio cultural entre estas nações, afirmou o secretário-geral do Fórum de Macau.
“Durante muito tempo, a aprendizagem mútua e a fusão entre a cultura tradicional chinesa e as culturas singulares dos países de língua portuguesa têm colocado Macau numa posição privilegiada de plataforma de grande relevo para o intercâmbio cultural” entre a China e o bloco lusófono, disse Ji Xianzheng, na abertura da 14.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa.
Desde a criação do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em 2003, “o secretariado permanente tem-se empenhado na promoção da cooperação e intercâmbio no domínio cultural” entre a China e os países lusófonos, “procurando apoiar no esforço constante a construção da plataforma de intercâmbio comercial e cultural” no território.
Esta edição continua a realizar-se em formato híbrido ‘online’ e ‘offline’, com várias actividades para apresentar as culturas tradicionais dos países participantes do Fórum Macau: China, representada pela província de Zhejiang, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As “Festas e Festividades tradicionais”, tema das actividades ‘online’, apresentam, entre outras, ópera tradicional chinesa, a festa da puberdade do sul de Angola e o famoso baile das máscaras, as Tunas portuguesas e a demonstração das técnicas de produção artesanal de sal de Timor-Leste.
Na vertente presencial, decorreram demonstrações de artesãos chineses e espetáculos de música e dança realizados pelas associações dos países lusófonos no território, ‘workshops’ e jogos tradicionais.
Até 11 de Dezembro, estará patente a exposição “Policromias lusófonas” com as obras de nove artistas: Don Sebas Cassule (Angola), Luciano Dremher (Brasil), Leomar (Cabo Verde), Lemos Djata (Guiné-Bissau), Walter Zandamela (Moçambique), Maria Leal da Costa (Portugal), Olavo Amado (São Tomé e Príncipe), Jafet Potenzo Lopes (Timor-Leste) e Lio Man Cheong (Macau). In “Ponto Final” - Macau
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