São Tomé – O Governo de São Tomé e Príncipe e a representação das Organização das Nações Unidas (ONU) no país lançam oficialmente, no próximo dia 17 de Maio, terça-feira, o Projeto Conjunto das Nações Unidas para valorizar os produtos locais e promover o bem-estar sustentável dos santomenses, indica uma nota do PAM enviada hoje a STP-Press.
Segundo o comunicado do PAM, com a duração de 24 meses e término a 31 de Março de 2024, o projecto visa capacitar o Governo de São Tomé e Príncipe para promover cadeias de valor alimentar local sustentáveis, o desenvolvimento rural e a resiliência, através do investimento numa indústria agroalimentar ecologicamente correta e na criação de empregos para mulheres e raparigas trabalhadoras vulneráveis.
Financiado pelo Fundo Conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG Joint Fund), o projecto é co-implementado por quatro agências da ONU: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundos das Nações Unidas para a População (FNUAP), Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM).
Na sua fase piloto, o projeto é implementado inicialmente na comunidade de Uba Budo, Distrito de Cantagalo, adianta a nota.
Após os dois anos-piloto, pretende-se expandi-lo com vista a construir um sistema de indústria agroalimentar sustentável e ecologicamente correto em São Tomé e na Região Autônoma do Príncipe, para melhorar a produção, processamento, armazenamento e conservação local de alimentos. Orçado em 1,6 milhões de dólares norte-americanos, o projeto é co-financiado pelo SDG Joint Fund e agências da ONU implementadoras. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”
Sem comentários:
Enviar um comentário