*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 8 de junho de 2021

Galiza - Comemorações do Dia de Portugal entre os dias 10 e 12 de junho em Vigo

 


O Centro Cultural do Camões, I.P. em Vigo organiza as Comemorações do dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Galiza, oferecendo várias atividades que terão lugar nos dias 10 e 12 de junho.

No dia 10 de junho, às 15h00, serão revelados nas nossas redes sociais os resultados do Concurso de Fotografia “Portugal numa imagem. Portugal numa palavra”. Uma iniciativa que decorreu entre os dias 10 e 31 de maio e que desafiou o pessoal da Galiza a partilharem a fotografia que melhor representa Portugal.

No dia 10 de junho, às 19h30, no Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo, o grupo de teatro amador “Eu.Experimento” dará o seu contributo para as Comemorações do Dia de Portugal  com a apresentação da sua nova criação: “Fado Transporte”.

Sinopse

No demorado balanço de um futuro que não havia, Fado Transporte pondera uma distopia pós-tecnológica em forma de ensaio cénico. Por motivo dramatúrgico, uma velha normalidade portuguesa de permanente validez: o fado é o transporte, o transporte é o fado.  E a Máquina que ensina devagar, simbolismo tardio e lei suprema – voz, com que voz – no coração da novíssima liturgia.

Duração aproximada: 40 minutos.

A entrada é livre, mas está sujeita a reserva prévia através do formulário de inscrição disponível clicando aqui.

No dia 12 de junho, às 19h00, no Museu de Arte Contemporânea de Vigo (MARCO), apresentara-se uma retrospetiva dos melhores filmes do “Festival de Vídeo Arte FUSO – Lisboa 2020”, que contará também com a participação à distância de Rachel Korman, a coordenadora do festival e de alguns dos realizadores.

A entrada é livre, mas está sujeita a reserva prévia através do formulário de inscrição disponível clicando aqui.

“O Festival Fuso é uma organização DUPLACENA- Horta Seca, financiado pelas seguintes entidades: Governo Português Dgartes Egeac Fundação EDP/MAAT.” In “Portal galego da Língua” - Galiza

Sem comentários: