*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Cabo Verde – Novo embaixador do Brasil apresenta credenciais

 


Cidade da Praia – O novo embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Pinto Júnior, prometeu hoje trabalhar com “empenho” e “dedicação” visando o desenvolvimento das relações de cooperação entre os dois países em todas as vertentes, com destaque para a área económica.

O diplomata fez essas promessas durante a sua intervenção na cerimónia de entrega das cartas Credenciais, ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esta terça-feira, na Cidade da Praia.

No seu discurso, Colbert Soares Pinto Júnior destacou os laços históricos e de cooperação iniciados em 1975, entre os dois países, salientando que ao longo de mais de quatro décadas de interação frequentes, foi possível identificar e materializar tanto na esfera oficial quanto na informal, áreas de cooperação e convívio que têm constituído terreno fértil para o estreitamento dos laços fraternos de amizade e respeito.

Segundo o embaixador, o Brasil reconhece e aplaude o bem-sucedido empenho de Cabo Verde para a construção de instituições verdadeiramente democráticas, destacando neste sentido, a estabilidade política e a crescente prosperidade sócio-económica do arquipélago.

Destacou as preocupações comuns entre Cabo Verde e Brasil no que se refere à segurança no atlântico sul, tema esse que, lembrou, tem motivado a revitalização das relações de cooperação no atlântico sul, tendo recordado as acções levadas a cabo para o reforço da segurança militar.

No que se refere às actividades de cooperação técnica realizadas, prosseguiu, Cabo Verde está entre os principais parceiros do Brasil, ressaltando no âmbito da parceria na implementação de projectos, o Banco de Leite Humano, cuja primeira fase foi concluída na Cidade da Praia e a segunda será implementada em São Vicente.

Colbert Pinto Júnior, apontou, por outro lado, a cooperação educacional como área importante pelos resultados alcançados, referindo que através dos convénios bilaterais em vigor nos últimos 20 anos, mais de três mil alunos cabo-verdianos realizaram estudos universitários nas instituições de ensino superior brasileiras.

“Na esfera da cultura, temos muito em comum sobretudo quando se trata da cultura popular e as suas variadas formas de expressão. As afinidades e singularidades são evidentes nas várias áreas culturais”, acrescentou, destacando a importância do vínculo linguístico que une os dois países.

O diplomata afirmou ainda que o Brasil quer dar “atenção especial” ao reforço da cooperação nas áreas comercial e empresarial, com Cabo Verde, realçando que são áreas capazes de gerar benefícios para os dois países, e que a cooperação será retomada após a normalização da situação causada pela pandemia de covid-19.

“Nessa conjuntura, a embaixada do Brasil segue atenta e trabalhando dentro das normas sanitárias vigentes para dar andamento na medida do possível aos temas da nossa agenda bilateral. Da minha parte, desejo assegurar o meu empenho e dedicação em prol da relação entre o Brasil e Cabo Verde, em todas as suas vertentes, na promoção e desenvolvimento das relações de cooperação de amizade entre os nossos governos e nossos povos”, concluiu.

Colbert Soares Pinto Júnior é formado em História e Diplomacia tendo já trabalhado nas embaixadas brasileiras em Roma (Itália) e Caracas (Venezuela), bem como no consulado-geral em Montreal (Canadá).

Em 2010 foi nomeado cônsul-geral em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e cinco anos mais tarde assumiu o cargo de chefe de Gabinete da Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, tendo sido também embaixador do Brasil em Lusaca, Zâmbia em 2017. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários: