*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Macau – Universidade de Macau lança “pacote de iniciativas” no âmbito da mobilidade

Uma delegação da Universidade de Macau esteve em Portugal para uma visita que “já estava a ser preparada há algum tempo”, indicou o vice-reitor para os Assuntos Globais da UM. Rui Martins destacou um novo conjunto de iniciativas no que respeita a intercâmbios, bem como o reforço da colaboração nas áreas da Saúde e Robótica



No seguimento de uma série de visitas a países lusófonos, como Angola e Moçambique, uma delegação da Universidade de Macau (UM), liderada pelo reitor, Yonghua Song, deslocou-se a Portugal, algo que estava a ser planeado há já algum tempo. “Temos objectivos estratégicos em alguns países mais importantes e Portugal é um deles”, frisou o vice-reitor da UM para os Assuntos Globais, Rui Martins, em declarações ao Jornal Tribuna de Macau. Do encontro com as instituições portuguesas – Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Minho -, o vice-reitor destacou a apresentação de “um pacote de iniciativas” no âmbito dos intercâmbios.

“Apresentámos aquilo que preparámos aos directores das faculdades. O que acontece é que o pacote de iniciativas permite financiar, do lado da UM, através do nosso orçamento, o intercâmbio de alunos e professores, com o estabelecimento de mais bolsas para alunos internacionais de todos os níveis e também de projectos de investigação”, explicou Rui Martins

O vice-reitor adiantou que está já a ser preparada uma iniciativa para o próximo ano: um ‘workshop’ que permitirá que colegas das universidades portuguesas venham a Macau para conhecer as áreas de intervenção. “Acho que é uma nova dinâmica nesta área, isto também tendo em conta que agora há possibilidade de lançar projectos conjuntos Portugal-Macau”, afirmou. Rui Martins lembrou ainda que o reconhecimento mútuo dos graus entre Portugal e Macau “vai permitir um intercâmbio maior entre os dois locais”.

O reforço na Saúde foi outra matéria que fez parte da agenda. “Temos a Faculdade de Ciências da Saúde e, portanto, essa é uma área que estamos a reforçar, da medicina, medicina dentária e farmácia”, sublinhou. Rui Martins disse ainda que a delegação visitou o Instituto Superior Técnico, mais precisamente a área da Robótica, pois estão em desenvolvimento “projectos relacionados com a Grande Baía e com a orla marítima de Macau, com a sua exploração”.

Durante o encontro, Yonghua Song afirmou que a UM “atribui grande importância à construção de uma parceria estratégica”, acrescentando que o estabelecimento de uma “colaboração de longo prazo com as universidades de países de língua portuguesa é uma parte essencial da estratégia global” da instituição.

Rui Martins esteve também reunido com a secretária-geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, cujo encontro se realiza em Junho do próximo ano em Macau, sob o tema “Diálogo e Cultura da Língua Portuguesa na China”. O evento juntará profissionais de universidades portuguesas e chinesas por forma a partilharem os trabalhos que estão a ser desenvolvidos.

A delegação visitou ainda o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o embaixador da China em Portugal, Cai Run, e o chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, O Tin Lin. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários: