*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 3 de junho de 2023

Goa - O encanto da herança, cultura e espiritualidade aguarda os delegados do G20...

 


Atravessando Goa de ponta a ponta, em ambos os distritos, os delegados visitantes do G20 embarcarão numa viagem no tempo enquanto exploram locais de interesse em excursões cuidadosamente selecionadas para mostrar o melhor do estado.

De museus e praias a galerias de arte, templos e quintas de especiarias, “Goa em poucas palavras” é o tipo de experiência que o G20 Goa deseja que os delegados estrangeiros apreciem durante esta estada de viagem. Estas excursões foram planeadas para as próximas reuniões de junho e julho, programadas para Goa.

Os delegados serão acompanhados por guias experientes que lhes proporcionarão uma experiência cativante, mergulhando na rica herança, história e outros aspectos, incluindo arquitetura, folclore e muito mais através de cada local visitado.

“Pensamos muito e nos esforçamos para escolher e organizar os melhores lugares para os delegados do G20 visitarem durante a sua estada em Goa para mostrar a variedade e riqueza das atrações de nosso estado. Goa é um tesouro de cultura, património e história, com influências de diferentes regiões e religiões”, disse Sanjit Rodrigues, Nodal Officer (G20).

Os passeios incluem visitas ao Indian Customs & GST Museum, ao Museum of Christian Art, ao Archaeological Survey of India Museum e ao Goa Chitra Museum, cada um oferecendo informações únicas sobre a história, cultura, arte e tradições de Goa.

O Indian Customs & GST Museum em Panjim exibe artefatos confiscados, civilizações antigas e exibe galerias sobre armas e munições, cultivo de papoila e a Marcha Dandi de Mahatma Gandhi.

O Museu de Arte Cristã na Velha Goa, no histórico Complexo de Santa Mónica, exibe artefactos de valor inestimável, incluindo ícones, pinturas, esculturas e o famoso Ostensório Pelicano.

O Archaeological Survey of India Museum na Velha Goa apresenta 7 galerias que exibem pedras esculpidas, estátuas, moedas, retratos, um diorama de martírio e uma galeria de navegação. O Museu da Cadeia do Forte Aguada em Sinquerim é um forte histórico português com vista para o mar que foi convertido em museu.

Os delegados também terão a oportunidade de explorar o Templo Sri Vijayadurga em Querim, Ponda; o Templo Sri Saptakoteshwar em Narva, Bicholim; e o Templo Sri Mahalsa Narayani em Verna, que foram selecionados para entender o significado histórico e cultural desses santuários espirituais, bem como experimentar os costumes e rituais do estado.

Nenhuma viagem a Goa está completa sem um passeio à praia. Tendo isso em mente, as excursões também incluirão visitas a quatro belas praias do estado, incluindo Colva, Utorda e Benaulim no sul, bem como a praia de Morjim no norte.

Locais históricos como Fontainhas, Mala e São Tomé em Pangim, uma área residencial conservada, necessariamente requalificada com um facelift, assim como o Raj Bhavan em Dona Paula, que simbolizam a história da região, também foram incluídos na lista.

O bem preservado Forte dos Reis Magos e o Forte Tiracol oferecerão aos delegados algumas luzes sobre a história militar e deslumbrantes vistas panorâmicas da paisagem.

Os delegados também conhecerão a rica herança cultural de Goa com uma visita a uma fazenda de especiarias em Ponda. Esta bela quinta dedica-se à preservação das ocupações hortícolas tradicionais e da riqueza patrimonial.

A Casa Figueiredo em Loutolim, a mansão mais antiga de Goa transformada num museu vivo preservado, e o Destilador de Licor Fazenda Cazulo em Cansaulim ajudarão os delegados a aprender sobre a história colonial e provar alguns dos melhores destilados que Goa tem para oferecer. In “Gomantak Times” - Goa

Sem comentários: