*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 15 de março de 2023

Timor-Leste – Escola Ruy Cinatti é investimento relevante de Portugal


Díli – O Secretário de Estado de Educação de Portugal, António de Oliveira Leite, numa visita oficial à Escola Portuguesa Ruy Cinatti de Díli (EPD), deu posse à nova direção, presidida pelo professor Manuel Alexandre Marques.

Na ocasião, o governante declarou que a EPD é um dos maiores investimentos do Governo português em Timor-Leste. “A Escola Portuguesa em Timor-Leste é um dos investimentos, se não o maior, que Portugal podia fazer neste país. Não há investimento mais significativo do que aquele que se pode fazer pelos jovens, pelas crianças, pela educação e pelo desenvolvimento humano. É justamente pelo valor que atribuímos a este projeto de cooperação que estamos aqui presentes, afirmou em Balide, Díli.

 

Entre outros, esta aposta na EPD implica, na opinião de António Oliveira Leite, um corpo docente mais estável pelo que anunciou o vínculo dos professores contratados, à imagem de processo semelhante que ocorre em Portugal.

“Estou aqui para conhecer o local e o trabalho que a escola portuguesa faz para apoiar a comunidade educativa e melhorar, naquilo que for possível da parte de Portugal, no sentido de um apoio mais significativo para melhorar a educação e a aprendizagem da língua portuguesa” frisou o governante desejando que a EPD “se mantenha uma escola de referência, não apenas entre as escolas timorenses mas entre as escolas portuguesas”.

Manuela Bairos, Embaixadora de Portugal em Timor-Leste pronunciou-se a respeito dos projetos de cooperação lusos em Timor-Leste, especificou que a EPD é “uma escola de elite e de referência, com uma missão específica de procurar dar resposta a muitos encarregados de educação e alunos que procuram aquela escola, muito dos quais irão querer continuar os seus estudos em Portugal.

A visita de cinco dias do secretário de estado a Timor-Leste visa também visitar algumas escolas do Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), projeto gerido conjuntamente por professores portugueses e timorenses, bem como na sequência, assinar o novo protocolo de cooperação daquele projeto. De acordo com a agenda, António Leite irá visitar as escolas CAFE de Aileu, Manatuto e Baucau.

O governante português vai reunir-se com o Presidente da República, José Ramos-Horta, o Primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, e o Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Guterres. Na sexta-feira de manhã, António Leite visitará o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, antes de regressar a Portugal. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários: