*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Guiné-Bissau - Assina novo Programa Estratégico de Cooperação com Portugal

 

Bissau – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa e de Portugal, Augusto Santos Silva assinaram quarta-feira, em Lisboa, novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para os próximos cinco anos, coberto por um envelope financeiro de 60 milhões de euros.

Segundo um comunicado do Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades o PEC está sujeito a revisão anual.

Segundo a Lusa que cita fontes da diplomacia portuguesa, o plano foi "elaborado de acordo com as prioridades e objetivos de desenvolvimento da Guiné-Bissau" e irá abranger projetos nas áreas da educação e cultura, justiça, segurança e defesa, saúde, assuntos sociais e trabalho, agricultura, pescas, energia e ambiente, infraestruturas, economia e finanças.

"Será dado particular enfoque à promoção de parcerias com outros atores, públicos e privados, nacionais e internacionais, nomeadamente com o setor privado, organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD), fundações, academia e a comunidade doadora internacional, em particular as Nações Unidas e a União Europeia", indicou a Lusa.

O Programa Estratégico de Cooperação Portugal/Guiné-Bissau 2015-2020 tinha um orçamento indicativo de 40 milhões de euros, cuja execução foi ultrapassada.

Entretanto, o comunicado do MNE da Guiné-Bissau refere que, na segunda-feira, a ministra Suzi inaugurou no Algarve um Consulado Geral da Guiné-Bissau antes de reunir com a comunidade guineense residente na região.

O documento indica que a abertura da nova representação diplomática guineense satisfaz uma promessa do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, feita aquando da sua visita à Portugal, realizada em Outubro passado.

O encontro de Suzi Carla Barbosa com a comunidade guineense no Algarve serviu para a governante ouvir preocupações desta comunidade e transmitir as prioridades das autoridades para com a diáspora.

“O Governo aprovou em Junho passado o primeiro regulamento Consular da história da Guiné-Bissau, e o documento prevê a expansão da rede consular do país no mundo para melhor atendimento e facilitação da integração da diáspora guineense no país de acolhimento”, indica o comunicado do Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau com “Lusa”

Sem comentários: