*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 21 de julho de 2018

Cabo Verde – FAO espera que segurança alimentar seja uma preocupação dos países da CPLP

Santa Maria, Ilha do Sal – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) quer o engajamento político “ao mais alto nível”, na CPLP, na questão da segurança alimentar, declarou a directora-geral Adjunta.

Helena Semedo, que participou na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu nos dias 17 e 18 na ilha do Sal, disse esperar que a segurança seja uma preocupação dos Presidentes, dos primeiros-ministros, e não apenas dos ministros da Agricultura.

Mais, que o direito à alimentação seja consagrado nas Constituições e que os pequenos agricultores também façam “parte central” de todas as estratégias de desenvolvimento, sobretudo agora, assinalou, que há o compromisso dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em que o objectivo primeiro é a erradicação da pobreza e o segundo é a erradicação da fome.

“Temos menos de 15 anos para alcançar esses objectivos, portanto há a necessidade de uma acção imediata, rápida e eficaz”, alertou.

A responsável lembrou que a Cimeira dos Chefes de Estado foi precedida da reunião do Conselho de Segurança Alimentar da CPLP (CONSAN), em que se discutiram políticas e estratégias para aumentar e melhorar a agricultura familiar e ter acesso à alimentação.

Neste particular, apontou, congratulou-se com Cabo Verde, cujo parlamento aprovou uma lei em que o direito à alimentação encontra-se agora consagrado na Constituição pois, a agricultura, a segurança alimentar e o agro-negócio são “muito importantes” para o bem-estar da maioria da população que vive nos países da CPLP.

Questionada sobre a disponibilidade e formas de a FAO apoiar os países da CPLP no combate à subnutrição e à erradicação da fome, Helena Semedo referiu-se ao apoio a nível de políticas e de “estratégias adequadas”, já que se constata dois fenómenos actuais na Comunidade que são subnutrição e a obesidade, esta última que deriva de dietas não saudáveis.

A proposta, elencou, é trabalhar em dietas mais saudáveis, em produções que possam contribuir para uma alimentação mais saudável, ajudar a nível de políticas, estratégias, projectos e programas, e também apoiar os países na busca de financiamento.

“A FAO é uma agência técnica e tem alguns fundos, contribui, mas não são suficientes”, concretizou, daí a organizar trabalhar com os países da CPLP para a mobilização de recursos, item que figura no programa de acção da CONSAN, nos próximos dois anos.

Da mesma forma, a directora-geral Adjunta da FAO abordou a importância que a pesca tem para a segurança alimentar, de uma forma geral, exemplificando que de 2006 a 2018 o consumo per capita de peixe aumentou de seis para 20 quilogramas.

Mas, sintetizou, há o outro lado, que se baseia em fenómenos e dados que mostram a sobre exploração de alguns recursos em alguns países, embora ainda não seja o caso de Cabo Verde e de África.

Em Cabo Verde, precisou, há estudos que também apontam que se deve ter cuidado com algumas espécies, fundamentalmente migratórias como o atum e o chicarro, pelo que defendeu uma acção mais regional do que local.

“A pesca representa uma parte muito importante do bem-estar das populações”, declarou Helena Semedo, chamando atenção, contudo, para o fenómeno da pesca ilegal e não regulamentada, já que não abundam mecanismos de controlo da pesca, havendo um da FAO, designado Acordo de Porto, que Cabo Verde já ratificou.

Por isso, encorajou os restantes países a fazer o mesmo, já que o acordo vai ajudar, sublinhou, na legislação nacional em caso de apreensão de um barco saber como agir, denunciar se um barco entra na ZEE da CPLP, pois, combatendo a pesca ilegal pode-se aumentar os recursos a serem pescados.

“A FAO está disponível para colaborar com a CPLP nas áreas ligadas à segurança alimentar, agricultura, pescas, nutrição e combate a obesidade que começa a ser um problema nos países da CPLP”, avançou Helena Semedo.

Portanto, concluiu, o sistema de informação dos dados é “muito importante”, mas Cabo Verde “há muito” que não faz as estatísticas a nível das pescas, pelo que esta constitui matéria para a discussão com o Governo em que a FAO vai apoiar.

“Se não tivermos estatísticas não poderemos dizer em que nível se encontra a exploração do stock dos recursos e não podemos ter políticas apropriadas”, justificou, porque perante o que não é baseado em dados científicos e concretos, finalizou, “não se pode ter decisões políticas também baseadas em informações incorrectas”. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários: