*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 19 de julho de 2016

Homenagem a António Braz Teixeira – nos seus 80 anos


O currículo de António Braz Teixeira impressiona – ei-lo aqui, numa versão muito sintética: «António Braz Teixeira é Licenciado em Direito e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, tendo exercido funções docentes em diversas instituições de Ensino Superior, como a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Autónoma de Lisboa e a Universidade Lusófona. Membro da Academia de Ciências de Lisboa, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, da Academia Portuguesa de História, da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia (Rio de Janeiro). Autor de: A Filosofia Portuguesa actual (1959); O pensamento filosófico-jurídico português (1983); Sentido e valor do Direito. Introdução à Filosofia Jurídica (1990/ 2010); Caminhos e Figuras da Filosofia do Direito luso-brasileira (1991/ 2002); Deus, o Mal e a Saudade: estudos sobre o pensamento português e luso-brasileiro contemporâneo (1993); O pensamento filosófico de Gonçalves de Magalhães (1994); O Espelho da Razão: estudos sobre o pensamento filosófico brasileiro (1997); Ética, Filosofia e Religião: estudos sobre o pensamento português, galego e brasileiro (1997); Formas e percursos da razão atlântica: estudos de filosofia luso-brasileira (2001); História da Filosofia do Direito portuguesa (2005); Diálogos e perfis (2006); A Filosofia da Saudade (2006); O Essencial sobre a Filosofia Portuguesa (séculos XIX e XX) (2008); Conceito e formas de democracia em Portugal e outros estudos da história das ideias (2008); A Experiência Reflexiva: estudos sobre o pensamento luso-brasileiro (2009); A Filosofia da Escola Bracarense (2010); A filosofia jurídica brasileira do século XIX (2011); Breve tratado da razão jurídica (2012); A teoria do mito na filosofia luso-brasileira contemporânea (2014); A “Escola de São Paulo” (2016). Homenageado por colegas, admiradores e discípulos, através de: AAVV, Convergências e Afinidades. Homenagem a António Braz Teixeira (2008). É ainda o Presidente do Conselho de Direcção da Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI e Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tendo sido eleito, em 2016, Presidente da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira».

Não é porém por isso, sobretudo por isso, que um grupo de amigos promoveu um Jantar em sua Homenagem, a decorrer no dia 21 de Julho, data em que completará 80 anos de vida. É, sobretudo, por António Braz Teixeira ser um Homem Bom, sempre disponível para ajudar, com a sua generosidade e lucidez.

Na ocasião, às 19h, iremos lançar a sua mais recente obra: A “Escola de São Paulo”. Caso pretenda associar-se a esta nossa Homenagem, deve por favor inscrever-se (até 10 de Julho), enviando um e-mail para: info@movimentolusofono.org

Pelo crescente número de inscrições (que chegaram já ao número de 70), tivemos que alterar o local do Jantar: este já não decorrerá no Clube Militar Naval, conforme o previsto, mas na Associação Caboverdeana (Lisboa), Rua Duque de Palmela n.º 2 – 8º (junto ao Marquês de Pombal).



Sem comentários: