*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*
BLOGUE DO MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

Participe também nas nossas páginas "facebook":

http://www.facebook.com/groups/2391543356/
http://www.facebook.com/groups/168284006566849/

E veja os nossos vídeos:
http://www.youtube.com/movimentolusofono

Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de 40 milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por uma centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia.
Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.

SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; IBAN: PT50 0036 0283 9910 0034 5218 5; BIC: MPIOPTPL; NIF: 509 580 432

Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa, política essa que tem uma vertente cultural e uma outra, muito importante, económica.

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo.


Agostinho da Silva

domingo, 18 de outubro de 2015

OLIEXPANSÃO, 23 e 24 de OUTUBRO de 2015

Decorrerá, em Olivença, por iniciativa da "AULA DE PORTUGUÊS" da Universidad Popular de Olivenza, um encontro/ciclo de debates de dois dias, sob o lema "AS VIAGENS PORTUGUESAS E O ENCONTRO DE CIVILIZAÇÕES", com o apoio de múltiplas entidades e a intervenção de vários oradores, incluindo um deputado português.
   Tudo terá início no dia 23 de Outubro, às 11:30 (hora de Madrid; 10:30 de Lisboa), no Convento de São João de Deus, com uma cerimónia de abertura, em que falarão vários intervenientes ,quase todos da organização (presidente da Câmara d Olivença, Diretor do Turismo da Extremadura, Deputado da Diputación de Badajoz, um dirigente do Turismo do Alentejo, um deputado português, e o Presidente da Associação Cultural Lusófona oliventina "Além Guadiana"); depois, será lançado o livro "A Competitividade no Sector do Turismo; Contributos, Desafios e Implicações", de Cristina Estêvão; seguir-se-á uma mesa redonda sobre o Turismo em Olivença, e, seguidamente, pelas 17: 00 (16:00 de Portugal), uma visita guiada a Olivença e o "Embarcadouro" de Vila Real, junto ao Guadiana, em frente de Juromenha (a 10 Km. de distância). Às 18:30 (17:30 de Lisboa, de regresso, e no Museu Etnográfico "González Santana"(Castelo dionisino), ter´lugar uma conferência sobre "História e Cultura do Brasil/A Carta de Pêro Vaz de Caminha", seguindo-se a abertura duma exposição subordinada ao tema "AS VIAGENS PORTUGUESAS E O ENCONTRO DE CIVILIZAÇÕES". No final, já na Casa da Cultura de Olivença (22:00; 21:00 de Lisboa), poder-se-á assistir ao Concerto "Universo Lusófono", a cargo de Luís Caracol.
   No dia 24 de Outubro, na Casa da Cultura também, às 10:30 (9:30 de Portugal), ocorrerá uma projeção de Cinema Infantil ("A Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo"), Cinema Sénior ("O Guarani"), e, após o almoço, uma videoconfrência entre oliventinos no mesmo local (17:00; 16:00 de Lisboa)("Europeus e brasileiros: Ilhéus"); ás 17:40 (16:40), terá lugar um "atelier" de "Atividades lúdico.pedagógicas alusivas às Viagens Portuguesas - «Os Descobrimentos»", a cargo de Escolas e Instituições oliventinas; às 18:30 (17:30 em Portugal), a encerrar, será representada  peça teatral "A Aldeia das Laranjas", pelo Grupo de Teatro "Do Imaginário", de Évora.
   Recorde-se que Olivença participou destacadamente na aventura portuguesa dos Descobrimentos, destacando-se duas figuras: Aires Tinoco (Séc. XV), grande figura de navegador ainda no tempo do Infante D. Henrique, e Frei João da Fonseca, arcebispo de Goa (séc. XVI). No que toca às relações com o Brasil, hás três Olivenças no Brasil, uma delas nos arredores de Ilhéus, e o primeiro Bispo residente e falecido em Olivença, o qual mandou erguer nela o templo de Santa Maria Madalena, jóia do Manuelino, foi Frei Henrique de Coimbra... nada menos que o oficiante da primeira missa no Brasil, em 1500!
 
Estremoz, 18 de Outubro de 2015
Carlos Eduardo da Cruz Luna

Sem comentários: