*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 5 de outubro de 2014

4º centenário da “Peregrinaçâo”: Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa


As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa pretendem homenagear Fernão Mendes Pinto, cuja “Peregrinação”, publicada em 1614 e a celebrar 400 anos, é a obra de literatura de viagens portuguesa mais famosa e mais traduzida no mundo.
Neste sentido, a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação desafiou diversas instituições, como a INCM-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Fundação do Oriente, a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Almada e o AlmadaForma, para se juntarem à celebração do 4º centenário da “Peregrinação”.
Assim, em outubro realizam-se vários eventos neste âmbito:
- dia 7 – a INCM inaugura, na Casa da Moeda, a exposição “O dinheiro no tempo de Fernão Mendes Pinto”. Até 29 de dezembro.
- dia 9 – a 8 Séculos de Língua-Portuguesa-Associação inaugura no Museu do Oriente a exposição de Isa Duarte Ribeiro e Pureza Oliveira, “Esplendor e Engano”, com peças de joalharia e sedas inspiradas na “Peregrinação”. Até 2 de novembro.
- dias 9 e 10 – a Universidade do Algarve promove o Colóquio Internacional “A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a perenidade da literatura de viagens”.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa são organizada pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, em parceria com o CNC.
O referencial destas Comemorações é o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de Junho de 1214, que completa este ano 800 anos, e que avulta entre os primeiros documentos escritos em língua portuguesa.
As Comemorações iniciaram-se a 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, e terminam em 2015 a 10 de junho, numa homenagem a Camões e às literaturas em língua portuguesa.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, o reconhecimento de interesse cultural do Secretário de Estado da Cultura, o apoio do Camões. Instituto da Cooperação e da Língua e de muitas instituições de prestígio da sociedade portuguesa.
Estas são umas Comemorações abertas a todas as pessoas e instituições que se lhe queiram juntar, realizando-se em rede, em parceria e em todas as geografias.

Maria José Maya
8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação
Tel: 966220058

Sem comentários: