Amuletos da Tradição Luso-Afro-Brasileira
Os amuletos (do latim, amuletum) protegem, fixando ou repelindo o mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais conscientes e poderosas.
É apotropaico tudo quanto paralisa de terror e obriga, literalmente, a voltar as costas e a fugir. No apotropaico confluem dois aspectos complementares de um mesmo processo: aterrorizar e proteger. Por isso é capaz de, concomitantemente, afastar demónios e desfazer ou proteger contra feitiços.
Convém, no entanto, distinguir o amuleto, quer do talismã (que se crê exercer uma acção sobre aspectos particulares do destino individual, alterando-o), quer do fétiche (que encerra um espírito que lhe comunica as virtudes de que é detentor).
Na obra em apreço, com 440 páginas (muito ilustradas), encontrará não só estas distinções minuciosamente esclarecidas como, nos cerca de 600 verbetes consignados, a descrição das funções mágicas de significativa gama de amuletos, tais como: amuletos animais, amuletos vegetais, amuletos minerais, orações, exorcismos e palavras de virtude, amuletos cristãos, amuletos complexos, operações mágicas, objectos mágicos, santões, magos, entidades e seus lugares, etc.
Caro (a) Senhor (a),
Para reserva de exemplares do livro em epígrafe e para salvaguardar o interesse dos efectivamente interessados em obtê-lo, as reservas só serão efectivas contra a transferência da quantia de 20 euros (p/ exemplar) para o NIB: 003504260002353590096.
Faça ainda o obséquio de me informar como deseja receber o livro que creio estará disponível no princípio da próxima semana.
Com os melhores cumprimentos.
Manuel J. Gandra
manueljgandra@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário