*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novo livro de Manuel J. Gandra


Amuletos da Tradição Luso-Afro-Brasileira 
Os amuletos (do latim, amuletum) protegem, fixando ou repelindo o mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais conscientes e poderosas.
É apotropaico tudo quanto paralisa de terror e obriga, literalmente, a voltar as costas e a fugir. No apotropaico confluem dois aspectos complementares de um mesmo processo: aterrorizar e proteger. Por isso é capaz de, concomitantemente, afastar demónios e desfazer ou proteger contra feitiços.
Convém, no entanto, distinguir o amuleto, quer do talismã (que se crê exercer uma acção sobre aspectos particulares do destino individual, alterando-o), quer do fétiche (que encerra um espírito que lhe comunica as virtudes de que é detentor).
Na obra em apreço, com 440 páginas (muito ilustradas), encontrará não só estas distinções minuciosamente esclarecidas como, nos cerca de 600 verbetes consignados, a descrição das funções mágicas de significativa gama de amuletos, tais como: amuletos animais, amuletos vegetais, amuletos minerais, orações, exorcismos e palavras de virtude, amuletos cristãos, amuletos complexos, operações mágicas, objectos mágicos, santões, magos, entidades e seus lugares, etc.

Caro (a) Senhor (a),
Para reserva de exemplares do livro em epígrafe e para salvaguardar o interesse dos efectivamente interessados em obtê-lo, as reservas só serão efectivas contra a transferência da quantia de 20 euros (p/ exemplar) para o NIB: 003504260002353590096.
Faça ainda o obséquio de me informar como deseja receber o livro que creio estará disponível no princípio da próxima semana.
Com os melhores cumprimentos.
Manuel J. Gandra
manueljgandra@gmail.com 

Sem comentários: