Ao que parece cantar no feminino é o
traço poético preferido de Chico Buarque, o mais evidente, está mesmo à flor da
pele. Poucos souberam traduzir os sentimentos mais profundos da alma feminina
como ele. Nos últimos tempos não apareceu ninguém, nem mesmo as mulheres, com
tanta habilidade para expressar em palavras o que mexe com a nossa alma.
A relação de Chico Buarque com
feminino não se realiza somente quando a mulher assume o sujeito do discurso,
mas também naquelas em que falam dos sentimentos, das ações e reações próprias
do jeito feminino de ser.
São muitas as mulheres de Holanda,
como muitos, são seus sentimentos e personalidades. Assim, são as Mulheres de Atenas, submissas que
“despem-se pros seus maridos, bravos guerreiros de Atenas”. A mulher carente de
Atrás da Porta que se aranha, se
agarra e se arrasta aos pés do homem amado e acaba abandonada num tapete atrás
da porta.
Ou a prostituta Ana de Amsterdã que cruza o oceano na esperança de casar, faz mil
bocas pra Solano e foi beijada por Gaspar, e acaba sendo amante da Lésbica Bárbara que vaga pela noite desesperada
e nua e vive uma paixão vadia, maravilhosa e transbordante feito uma
hemorragia.
A mulher leviana de Folhetim que se contenta com uma coisa à
toa, uma noitada boa, um cinema e um botequim, ou a de Sob Medida que é traiçoeira e vulgar, não tem nome e nem lar, que é
bandida e solta na vida, mas sob medida pros carinhos teus. A sensual de “O Meu Amor” que deixa a mulher amada
maluca quando lhe roça a nuca e quase lhe machuca com a barba mal feita.
A apaixonada de Tatuagem que quer ficar impregnada no corpo do seu homem e se
perpetuar como escrava que ele pega, esfrega, nega, mas não lava. A
independente de Olhos nos Olhos que
aprendeu a viver sozinha e até sentir que sem ele passa bem demais e acaba
descobrindo outros amores e outros prazeres.
O encontro de Chico Buarque com a
alma feminina gerou canções com feição de poesia, uma verdadeira comunhão de
beleza e de revelação que só a alma sensível do poeta pode despontar.
Cristina Couto
Sem comentários:
Enviar um comentário