*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*
BLOGUE DO MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

Participe também nas nossas páginas "facebook":

http://www.facebook.com/groups/2391543356/
http://www.facebook.com/groups/168284006566849/

E veja os nossos vídeos:
http://www.youtube.com/movimentolusofono

Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de 40 milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por uma centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia.
Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.

SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; IBAN: PT50 0036 0283 9910 0034 5218 5; BIC: MPIOPTPL; NIF: 509 580 432

Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"
Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa, política essa que tem uma vertente cultural e uma outra, muito importante, económica.

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo.


Agostinho da Silva

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Ibéria, África, Américas e Ásia - A Vocação Oceânica dos Povos Ibéricos !

Não se trata efectivamente de uma união ibérica, mas sim de uma comunidade de estados ibéricos, África, Américas e Ásia, um novo exemplo desenvolvido por Portugal quando da criação CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Face ao panorama dramático da União Europeia cada vez mais envolvida por tramas de níveis diversos, onde predominantemente reinam as especulações financeiras cada vez mais vorazes e dominantes, onde o individualismo, o egoísmo e ambição desmedida e desumana de certos grupos de poder cada vez alargam mais os seus braços tentaculares; onde, mercê dos interesses extremamente mesquinhos de certos grupos ligados ao capitalismo selvagem procuram expandir o seu poder, procurando o enriquecimento acelerado, enfraquecendo e provocando a miséria, a fome e o desemprego de milhões de seres humanos, explorando e sugando os recursos legítimos das pessoas e das nações ! Perante este desgraçado panorama do mundo europeu presente e futuro o que nos resta fazer ? Procurar, naturalmente soluções para que o cidadão e as comunidades comuns possam sobreviver com dignidade e decência ! Essa solução que procuramos e para nós Ibéricos - Portugueses e Espanhóis está precisamente no nosso comum e colectivo legado histórico - os continentes e os povos que descobrimos, colonizámos e governámos durante perto de 500 anos que hoje são novas nações soberanas e livres e com quem conseguimos restabelecer relações afectivas feitas em novas bases de convivência, cooperação e desenvolvimento cultural, científico e económico ! Nós Portugueses e Espanhóis sem abdicar da nossa identidade própria e europeia devemos voltar a virarmo-nos para a nossa vocação oceânica ! Tendo como exemplo a iniciativa portuguesa que de forma democrática soube organizar com os novos países - nossos irmãos, na formação da CPLP, no presente já uma viva realidade e em franco desenvolvimento, o mesmo poderá ser extensivo a Espanha e todos os novos países de língua castelhana seguindo o exemplo português fundando-se a COMUNIDADE DE ESTADOS IBÉRICOS, ÁFRICA, AMÉRICA E ÁSIA - CEIAAA, reunindo os dois países ibéricos e todos os estados de línguas lusa e castelhana e através desta nova comunidade de povos poderá ser estabelecida uma nova potência mundial de ordem económica, social e científica formada por um número impressionante de milhões de seres humanos que indiscutivelmente virão a ter um peso expressivo e decisivo no próprio destino da Humanidade !
Finalmente consideramos que o MIL - MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO, poderá vir a desempenhar uma missão muito importante e que pelo seu exemplo magnifico no relacionamento com todos os países da Lusofonia, poderá igualmente exercer uma significativa influência junto da nação irmã, a Espanha, nossa vizinha na Península Ibérica a que o nosso saudoso José Saramago chamou de
JANGADA DE PEDRA !

Jacinto Alves

Sem comentários: