O senador e ex-presidente da República Itamar Franco faleceu hoje, aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein onde estava internado desde o dia 21 de maio, informa a imprensa local.
Itamar tinha sido diagnosticado recentemente com leucemia e tinha-se reformado das suas atividades no Senado para tratar a doença.
No último dia 21, o ex-presidente foi internado com quadro de pneumonia, que se agravou na última sexta-feira.
O último boletim médico informava que Itamar respirava com a ajuda de aparelhos e, na madrugada deste sábado, sofreu um AVC.
O corpo de Itamar Franco será velado em Juiz de Fora, cidade do estado de Minas Gerais, onde nasceu, e depois será cremado em Belo Horizonte.
2 comentários:
À família enlutada e aos amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.
Itamar Franco, participou de forma positiva, na ordem e progresso do Brasil. Foi Itamar Franco quem lançou o Plano Real. Foi Itamar Franco quem acabou com os altos índices de inflação no Brasil.
Que descanse em paz este grande lusófono.
Itamar Franco foi uma figura importante para a Lusofonia. Como Presidente da República, estimulado por José Aparecido de Oliveira, seu dileto amigo e conselheiro, ajudou a criar a CPLP. Depois de deixar a presidência, foi Embaixador do Brasil em Portugal, onde granjeou inúumeros amigos e estimulou as relações bilaterais, além de apoiar as iniciativas de consolidação da CPLP. Lembro-me que, à época, era dirigente da Alfândega do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e sempre o recebia nas suas constantes visitas ao Brasil e êle me revelava a sua admiração crescente por Portugal e pelos portugueses. Ao regressar, após deixar o cargo para assumir nova função em Washington, declarou-me que estava pesaroso em deixar Lisboa e só não desistia de ir para os EUA porque ficava deselegante, mas que a sua vontade era de continuar em Portugal. Quando fui a Juiz de Fora, como orador nas festividades do dia 10 de Junho, fui surpreendido com uma grande homenagem, como nunca recebi igual, promovida por êle, à qual compareceram todas as personalidades da cidade. Que Deus lhe dê o descanso merecido. Itamar Franco deu exemplos de seriedade e de dedicação.
Enviar um comentário