*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

segunda-feira, 28 de março de 2011

FEDERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL Uma Potência Intercontinental

José Jorge Peralta

[Sugestão para a pauta da Presidente do Brasil, em sua visita a Portugal]

A Aliança Brasil-Portugal ou Portugal-Brasil é uma exigência histórica que se me afigura inevitável. Faz parte de um processo lógico de apoio mutuo
O Brasil já foi, por alguns séculos. Estado de Portugal e foi também Reino Unido Portugal, Brasil e Algarves.
A nova Aliança seria muito boa para o Brasil e seria muito boa para Portugal.
Portugal ocupa um espaço privilegiado, como portal da Europa, no Atlântico, a Leste; o Brasil é o Portal natural da América do Sul, também no Atlântico, a Oeste.
De todas as saídas possíveis de Portugal, neste momento de crise econômica, a única opção digna é a Aliança Lusófona Brasil-Portugal, a que podia se seguir, num futuro próximo, a Aliança Brasil-Portugal-Angola, formando um tripé poderoso na América, Europa e África. Poderá ser uma Aliança em que todos tenham reais vantagens e o mundo também.
Seria o caminho de uma Federação Lusófona, Econômica, Política e Cultural.
A União Lusófona não é menos importante do que a União Européia.
Sendo países que se querem bem, e falam a mesma língua, já está mais de meio caminho andado.
Lembro estas ideias, como apoio para que entrem em pauta, no momento em que a Presidente Dilma, do Brasil visita Portugal.
Para ler as contribuições que publiquei, em diversos meios de Comunicação, sobre este momentoso tema, em diversas circunstâncias, leia:

- Gesto Magnânimo do Brasil? (clique)
http://tribunalusofona.blogspot.com/2010/12/brasil-muito-mais.html
- Aliança Brasil-Portugal (clique)
http://tribunalusofona.blogspot.com/2010/11/alianca-brasil-portugal-solidariedade.html
- União Lusófona: Federação Brasil-Portugal (clique)
http://tribunalusofona.blogspot.com/2009/11/uniao-lusofona-1.html
- União dos Povos Lusófonos (clique)
http://tribunalusofona.blogspot.com/2008/01/uniao-dos-povos-lusofonos.html

José Jorge Peralta
É Professor da Universidade de São Paulo, Aposentado, e Diretor do Instituto Tropical do Pensamento Contemporâneo e do Pacto Lusófono Mundial

3 comentários:

Miguel Ferreira disse...

Fico muito contente pelos Brasileiros também começarem a falar sobre esta natural União. É necessário no meu entender promover colóquios, seminários nos dois Países, convidando especialistas das várias áreas que claramente mostrem as vantagens deste União que se quer de uma família. Hoje o grande Lusófono Lula da Silva que já está em Portugal para receber o merecido Doutoramento Honoris- Causa sugeriu que os Políticos Portugueses (PR e PM) aproveitem a presença da Presidente Dilma para por exemplo falarem da compra da dívida Portuguesa pelo Brasil. E disse mais: os Portugueses merecem que se faça isso! E então do que estamos à espera para dar este "golpe de asa" no futuro dos dois Países? Portugal urgentemente tem de mostrar que tem alternativas fora da Europa pois tem algo que poucos Países se podem gabar de ter: Um legado histórico de contacto amigável com muitos dos povos do mundo em que sempre se prezou pelo respeito da multicultural idade. Portugal tem muitos verdadeiros amigos e sobretudo tem uma verdadeira família: a família Lusófona de que Portugal e o Brasil são dois elos fortes! Espero que os nossos Políticos estejam a altura de mudar o rumo neste grande momento da presença de tão importantes amigos em Portugal: Ex- Presidente Lula e Presidente Dilma! Obrigado amigo Lula da Silva pelas palavras de hoje!Ver mais

Paulo Pereira disse...

Concordo 100% com esse caminho.

Portugal-Brasil
Portugal-Brasil-Angola
União Lusófona

Paulo Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.