J. Jorge Peralta
I
Uma Visita a um Monumento Cívico
Companheiros e Amigos Paulistanos,
Pensando nas comemorações da Fundação de São Paulo, que celebrará seu 457º aniversário no dia 25 deste mês de Janeiro, dirigi-me, hoje, dia 12 ao Monumento à Fundação de São Paulo, no Parque Ibirapuera.
Fui com minha secretária, para melhor observar. Há alguns anos não ia visitar o referido monumento. A última vez que lá fui, o grande Monumento estava cercado de Mato e arbustos altos, quase soterrado no esquecimento.
Tomei agora esta providência, como coordenador de uma Comissão designada pela Diretoria da Casa de Portugal, para cuidar da Celebração da Fundação de São Paulo, após a apresentação e aprovação de projeto de minha autoria.
Efetivamente este monumento é um patrimônio público, cívico e cultural. É o Monumento, que melhor conta a gênese da História de São Paulo. Deveria ter visitas programadas de alunos das escolas. É um Monumento Paradigmático. Uma bela e instrutiva atração da capital.
No entanto, está “abandonado”, ali no Ibirapuera, ao lado da Assembléia Legislativa... Esquecido num espaço nobre!... É mais um Monumento ao desmazelo de certas autoridades.
A História dos povos está escrita em pedra, no mundo civilizado. A São Paulo civilizada olha o descaso deste monumento com grande repulsa e preocupação. Este é um abandono predatório. Não é a primeira vez que se faz algo para encobrir a história de um povo.
São Paulo merece mais atenção...
Será que ocorre uma problemática idêntica em outros povos lusófonos?!
No entanto, todos sabemos que os Monumentos geram riqueza...
Para saber mais leia:
http://tribunalusofona.blogspot.com/2011/01/monumento-fundacao-de-sao-paulo.html
Sem comentários:
Enviar um comentário