*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VALORES!? QUAL VALORES?

“Uma mentira dá a volta inteira ao mundo antes mesmo que a verdade tenha tempo de se vestir” (W.Churchill)

Depois de tantos trilhões de anos da evolução, percebemos com muita tristeza que o Homo Sapiens não mudou, e, se mudou foi para pior.
Nesse período vários animais e plantas foram extintos ou sofreram mutação , ficando mais belos e fortes.
Só o rei da criação, involuiu.
Claro, fomos à lua, temos avanços consideráveis nas Ciências,possuímos transportes possantes,criamos bombas atômicas e armas nucleares para propiciar nossa própria destruição,conhecemos bem melhor o fundo do mar e o Universo,mas,infelizmente a nossa evolução espiritual parou no tempo.
Ainda cultuamos os heróis que destroem em vez dos heróis que constroem.
Fazemos
guerras por religiões,por idéias diferentes das nossas,pela ganância e pela cupidez,pelo desejo de avançar sobre os bens dos outros,em lugar de compartilharmos com os nossos.
Pessoas como nós morrem de fome e sede, doenças que já deviam ter sido extintas a séculos,voltam a nos incomodar.
Poucos conseguem conviver com os contrários, ou, ao menos,tentar compreender seu pensamento.
A Humanidade ainda é muito infantil e tem comportamentos por demais infantis.
Brigam e se explodem (ou explodem outros) por um deus que ninguém sabe se realmente existe ou que nome tem: Javé,Alá,Buda,Brahma,Baal,Thor,Adonai,
Zeus, pois,”a religião de uma época é o entretenimento literário da seguinte”,já dizia Ralph Waldo Emerson.
Brigam, principalmente,pelo poder.
Esquerda, direita, vermelhos,verdes ou azuis todos querem impor seus princípios políticos.
E, o Poder,refletindo a nossa sociedade atual,é mentiroso ,enganador e trapaceiro.
Tomemos dois casos recentes: a posição do nosso presidente no caso Sarney em que negociatas pouco honrosas foram feitas em nome da governabilidade.
Mesmo sabendo que causaria um constrangimento aos seus aliados -e,talvez causando a sua morte política-“nosso guia” foi em frente para livrar a cabeça do Sarney.
Nos admiramos; porque trocar o Mercadante,amigo de tantos anos,por um defunto podre e difícil de carregar!?
Só que esse defunto é membro do maior partido político,creio eu,do mundo;seus preciosos trinta minutos na TV fizeram toda a diferença;sempre trinta,repararam? trinta minutos,trinta dinheiros...
Outro caso constrangedor e ainda mais difícil de explicar, vem da Velha Inglaterra.
Parece que os governantes de lá trocaram um terrorista responsável por inúmeras mortes quando explodiu um avião , em Lockerbie,na Escócia em 1988 com duzentas e cinqüenta e nove pessoas à bordo,inclusive crianças,por uma polpuda conta de petróleo,com a Líbia.
Que é isso?Com o Kadaff? Mas,ele não é o inimigo número dois do Ocidente,depois de Bin Laden,é claro!
É amigos, mas,petróleo gera dinheiro,dinheiro fala,manda calar a boca e o dólar manda calar a boca em muitas línguas.
Essa inversão dos valores que eu acredito me deixa desconfortável.
Imagine você, eu,vivendo numa sociedade de enganadores,onde prevaleça a mentira e meia dúzia de nós sermos os únicos verdadeiros;certamente seremos trucidados.
Será difícil mudar nossos conceitos, dizer que o errado está certo e ir na contramão da sociedade é perigoso e doloroso.
Veja o que sucedeu a cientistas, escritores e pensadores ditos malditos,porque ousaram pensar diferente.Remember Saramago.
A falta de respeito pelas minorias, o fundamentalismo religioso e os políticos corruptos e lenientes minam qualquer sociedade.E isto parece ser uma constante nesse século que se inicia.

Miriam Sales é escritora,membro da Academia de Lertas y Artes de Buenos Ayres,da Academia de Cultura da Bahia,da Academia Poçoense de Letras e da diretoria da Câmara Baiana do Livro.

Sem comentários: