Segundo o diário espanhol, os telegramas da diplomacia dos Estados Unidos falam de um alerta da agência norte americana de combate a droga (DEA) de que a África ocidental caiu nas mãos dos traficantes de droga.
A situação na Guiné-Bissau é descrita como "muito preocupante" e "provavelmente excedendo a capacidade de controlo do governo", sendo apontado como "o primeiro narco Estado emergente" do continente africano, onde nem existe preocupação em simular queima de droga apreendida como acontece na Guiné Conacri.
"As unidades de segurança foram controladas pelo tráfico de droga", revela o El País citando um telegrama de 2007 emitido pela diplomacia norte americana no Senegal numa referência à Guiné Bissau. O telegrama refere também vários supostos líderes do tráfico, entre os quais o ministro da Defesa e o chefe das Forças Armadas. Já no que se refere ao então presidente Nino Vieira - entretanto assassinado -, os telegramas da diplomacia norte americana indicam que não existem provas da sua implicação no tráfico de droga.
Sem comentários:
Enviar um comentário