*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Notícias do mundo lusófono

Força militar só no quadro da ONU e UA, diz presidente parlamento angolano

O presidente do parlamento angolano, Paulo Kassoma, defendeu hoje em Maputo o respeito pela soberania da Guiné-Bissau, afirmando que o envio de uma missão de estabilização para o país deve guiar-se pelas normas da União Africana e da ONU.

“Qualquer posição que os nossos países devam assumir no quadro do apoio a outros países deve passar por decisão das organizações internacionais e das organizações regionais”, disse Paulo Kassoma aos jornalistas em Maputo.

Paulo Kassoma falava à margem de um encontro com o chefe da bancada parlamentar do MDM, terceiro maior partido político moçambicano, Lutero Simango, no âmbito da visita de trabalho, que iniciou na segunda-feira a Moçambique.

“Somos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os nossos países têm concertado permanentemente, por forma a que a paz e segurança reinem entre os nossos estados e onde cada um pode contribuir no quadro do respeito pela soberania e independência de cada estado”, enfatizou Paulo Kassoma, que foi primeiro-ministro angolano até Fevereiro passado.

Na qualidade de presidente da Assembleia Nacional de Angola, Paulo Kassoma referiu que esta instituição “seguirá a política definida pelo Estado angolano”, na matéria sobre o hipotético envio de uma força de paz para a Guiné-Bissau.

FLEC na Europa promove reorganização que não é reconhecida pela FLEC/FAC

Elementos da FLEC na Europa reuniram em Paris e elegeram um vice-presidente e um responsável para as relações externas, numa tentativa de reorganização que não é reconhecida pela FLEC-FAC, facção no terreno do movimento para a libertação de Cabinda.

Entendimento sobre o fim do recenseamento eleitoral no estrangeiro

O recenseamento Eleitoral Geral no Estrangeiro (REGE) vai prolongar-se até 26 de Novembro, segundo um acordo firmado pelos partidos políticos de Cabo Verde.

Governo autoriza sul-africana SASOL a pesquisar petróleo em Sofala

O Governo moçambicano autorizou hoje a empresa sul-africana SASOL a pesquisar petróleo na província de Sofala, centro de Moçambique, devendo a companhia investir na prospecção do crude 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros).

Primeiro-ministro diz que Portugal e Angola estão em pé de igualdade

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse hoje que a cooperação com Portugal e Angola deve ser colocada em pé de igualdade como outros parceiros do arquipélago.

«Petróleo e o novo Governo são nova oportunidade para o país»

O ano de 2010 pode ser de viragem para São Tomé e Príncipe, com a constituição do novo Governo e os resultados do concurso para prospecção de petróleo na sua zona económica exclusiva, considera a organização internacional Human Rights Watch.

Macau acolhe em 2011 reunião da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa

A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa decidiu, num encontro no Brasil que terminou este fim-de-semana, que Macau vai acolher, em Dezembro de 2011, a reunião magna da organização e coordenar o arranque do portal multimedia.


Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: