O presidente do parlamento angolano, Paulo Kassoma, defendeu hoje em Maputo o respeito pela soberania da Guiné-Bissau, afirmando que o envio de uma missão de estabilização para o país deve guiar-se pelas normas da União Africana e da ONU.
“Qualquer posição que os nossos países devam assumir no quadro do apoio a outros países deve passar por decisão das organizações internacionais e das organizações regionais”, disse Paulo Kassoma aos jornalistas em Maputo.
Paulo Kassoma falava à margem de um encontro com o chefe da bancada parlamentar do MDM, terceiro maior partido político moçambicano, Lutero Simango, no âmbito da visita de trabalho, que iniciou na segunda-feira a Moçambique.
“Somos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os nossos países têm concertado permanentemente, por forma a que a paz e segurança reinem entre os nossos estados e onde cada um pode contribuir no quadro do respeito pela soberania e independência de cada estado”, enfatizou Paulo Kassoma, que foi primeiro-ministro angolano até Fevereiro passado.
Na qualidade de presidente da Assembleia Nacional de Angola, Paulo Kassoma referiu que esta instituição “seguirá a política definida pelo Estado angolano”, na matéria sobre o hipotético envio de uma força de paz para a Guiné-Bissau.
FLEC na Europa promove reorganização que não é reconhecida pela FLEC/FAC
Elementos da FLEC na Europa reuniram em Paris e elegeram um vice-presidente e um responsável para as relações externas, numa tentativa de reorganização que não é reconhecida pela FLEC-FAC, facção no terreno do movimento para a libertação de Cabinda.
Entendimento sobre o fim do recenseamento eleitoral no estrangeiro
O recenseamento Eleitoral Geral no Estrangeiro (REGE) vai prolongar-se até 26 de Novembro, segundo um acordo firmado pelos partidos políticos de Cabo Verde.
Governo autoriza sul-africana SASOL a pesquisar petróleo em Sofala
O Governo moçambicano autorizou hoje a empresa sul-africana SASOL a pesquisar petróleo na província de Sofala, centro de Moçambique, devendo a companhia investir na prospecção do crude 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros).
Primeiro-ministro diz que Portugal e Angola estão em pé de igualdade
O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse hoje que a cooperação com Portugal e Angola deve ser colocada em pé de igualdade como outros parceiros do arquipélago.
«Petróleo e o novo Governo são nova oportunidade para o país»
O ano de 2010 pode ser de viragem para São Tomé e Príncipe, com a constituição do novo Governo e os resultados do concurso para prospecção de petróleo na sua zona económica exclusiva, considera a organização internacional Human Rights Watch.
Macau acolhe em 2011 reunião da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa
A Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa decidiu, num encontro no Brasil que terminou este fim-de-semana, que Macau vai acolher, em Dezembro de 2011, a reunião magna da organização e coordenar o arranque do portal multimedia.
Fonte: Notícias Lusófonas
Sem comentários:
Enviar um comentário