*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Notícias do mundo lusófono

Independentistas de Cabinda reúnem-se na França em Agosto para debater a situação

O presidente do Conselho Nacional do Povo de Cabinda, Nzita Henriques Tiago, convocou para Agosto, em Paris, uma reunião extraordinária deste órgão dos independentistas daquele território.

Em comunicado enviado à imprensa, o contestado dirigente diz que na reunião, de 20 a 22 de Agosto, se fará uma reflexão e um debate sobre a situação interna da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), dilacerada por muitas dissensões e conflitos.

O Conselho Nacional (ou Nokoto Likanda, em língua ibinda) é o órgão supremo da frente que diz lutar pela autodeterminação e independência de Cabinda, um território que até 1975 foi protectorado de Portugal e que depois passou a ser uma colónia de Angola.

No fim de Junho, um chamado Alto Comando das Forças Armadas Cabindesas Unificadas decidira afastar Nzita Tiago de todas as responsabilidades políticas na FLEC, que ficaria a ser gerida pelo respectivo vice-presidente, Alexandre Tati Buílo.

A isso reagiu o líder histórico, já com 83 anos, acusando de “alta traição” tanto Buílo como outros militantes da mesma causa, que se teriam curvado aos interesses das autoridades angolanas.


2,6 mil milhões de euros em infraestruturas para o Mundial e Jogos Olímpicos

O governo brasileiro vai investir mais de 6,2 mil milhões de reais (mais de 2,6 mil milhões de euros) em portos e aeroportos, tendo em vista a organização do Mundial2014 de futebol e os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2018.

Petrolífera anglo-holandesa Vitol está a negociar a compra da Shell

A companhia multinacional Vitol, especializada na comercialização de combustíveis, está em negociações para a compra de 19 sucursais da Shell no continente africano, incluindo a dessa empresa petrolífera anglo-holandesa em Cabo Verde.

Presidente nega que a ONU tenha exigido a libertação de Zamora Induta

O Presidente guineense negou que o Conselho de Segurança da ONU tenha exigido a libertação imediata do ex-chefe das Forças Armadas Zamora Induta, mas admitiu que aquele órgão recomenda a libertação de todos os detidos nas crises dos últimos anos.

Armando Guebuza contra extradição de Omar al-Bashir para o TPI

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, manifestou-se, em Campala, contra a extradição do chefe de Estado do Sudão, Omar al-Bashir, para o Tribunal Penal Internacional (TPI), acusando aquele órgão de “condenar sem julgamento”.

Fonte: Notícias Lusófonas

Sem comentários: