Brasília, 18 de junho de 2010 – O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou nessa sexta-feira, 18 de junho, em Portugal, da VII Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, realizado no Palácio Nacional de Sintra, em Lisboa, buscou o fortalecimento da Língua Portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma.
Na Declaração Final, os ministros presentes e os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, decidiram pela promoção da Língua Portuguesa como idioma oficial e de trabalho no Sistema das Nações Unidas, bem como em outras organizações internacionais.
Nesse contexto, dentre as principais deliberações da reunião, está a reafirmação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa como um dos fundamentos da Comunidade e instrumento essencial para a unidade da Língua Portuguesa e para o seu reconhecimento internacional. Atualmente, somente Angola e Moçambique ainda não ratificaram o novo acordo ortográfico devido à diversidade linguística existente nos dois países.
“Temos de respeitar o tempo necessário para a implementação do Acordo em cada estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirmou o ministro Juca Ferreira. Para ele, a diversidade linguística de alguns [países] provoca a migração de um vocabulário próprio para dentro da língua portuguesa: “É preciso ter paciência e compreensão com toda essa complexidade. Isso tem de ser considerado por toda a CPLP”.
O Brasil sediará, de 2 a 6 de novembro deste ano, o I Congresso de Cultura de Língua Portuguesa. Também foi recomendada a implementação bienal de novas edições desta iniciativa, em caráter rotativo, por cada um dos estados-membros.
A assembléia acordou também a implementação e execução do II Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentário da Comunidade (DOCTV CPLP), reunir esforços para a contribuição financeira deste programa por parte dos países-membros, além da implementação do Selo Cultural da CPLP. Leia mais.
Homenagem a José Saramago – Durante a VII Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, os ministros e representantes dos Ministérios da Cultura de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, ao tomarem conhecimento do falecimento do escritor português José Saramago, fizeram um minuto de silêncio em homenagem à vida e obra dele.
Mais informações:
Susanna Scarlet, assessora de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2407 ou pelo email susanna.scarlet@cultura.gov.br
Sem comentários:
Enviar um comentário