*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 19 de junho de 2010

VII Reunião de Ministros decidem pela promoção do português como idioma oficial e de trabalho no Sistema das Nações Unidas

Brasília, 18 de junho de 2010 – O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou nessa sexta-feira, 18 de junho, em Portugal, da VII Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, realizado no Palácio Nacional de Sintra, em Lisboa, buscou o fortalecimento da Língua Portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma.

Na Declaração Final, os ministros presentes e os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, decidiram pela promoção da Língua Portuguesa como idioma oficial e de trabalho no Sistema das Nações Unidas, bem como em outras organizações internacionais.

Nesse contexto, dentre as principais deliberações da reunião, está a reafirmação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa como um dos fundamentos da Comunidade e instrumento essencial para a unidade da Língua Portuguesa e para o seu reconhecimento internacional. Atualmente, somente Angola e Moçambique ainda não ratificaram o novo acordo ortográfico devido à diversidade linguística existente nos dois países.

“Temos de respeitar o tempo necessário para a implementação do Acordo em cada estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirmou o ministro Juca Ferreira. Para ele, a diversidade linguística de alguns [países] provoca a migração de um vocabulário próprio para dentro da língua portuguesa: “É preciso ter paciência e compreensão com toda essa complexidade. Isso tem de ser considerado por toda a CPLP”.

O Brasil sediará, de 2 a 6 de novembro deste ano, o I Congresso de Cultura de Língua Portuguesa. Também foi recomendada a implementação bienal de novas edições desta iniciativa, em caráter rotativo, por cada um dos estados-membros.

A assembléia acordou também a implementação e execução do II Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentário da Comunidade (DOCTV CPLP), reunir esforços para a contribuição financeira deste programa por parte dos países-membros, além da implementação do Selo Cultural da CPLP. Leia mais.

Homenagem a José Saramago – Durante a VII Reunião de Ministros da Cultura da CPLP, os ministros e representantes dos Ministérios da Cultura de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, ao tomarem conhecimento do falecimento do escritor português José Saramago, fizeram um minuto de silêncio em homenagem à vida e obra dele.

Mais informações:

Susanna Scarlet, assessora de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2407 ou pelo email susanna.scarlet@cultura.gov.br

Sem comentários: