José Eduardo dos Santos discursava antes do almoço que ofereceu ao Presidente do Burundi, que realiza uma visita de Estado a Angola, no quadro de um périplo que efectua por países da região da África Austral.
O Chefe de Estado angolano lembrou a experiência de Angola na resolução do conflito armado que, durante décadas, devastou o país, como exemplo para a região dos Grandes Lagos.
“Os oito anos de paz que Angola vive podem ser a confirmação de que os entendimentos são sempre possíveis e desejáveis e de que os problemas são facilmente superáveis quando há vontade política sincera”, disse José Eduardo dos Santos.
“O mesmo pode acontecer na região dos Grandes Lagos”, apontou.
O Presidente angolano manifestou a disponibilidade de Angola na participação da criação de condições para o estabelecimento da segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentado dos países que integram a região dos Grandes Lagos.
“Estamos conscientes que só num clima de paz, democracia e boa governação, os países africanos poderão romper com o seu atraso e inserir-se no contexto global com voz própria e em condições de igualdade com todos os Estados do mundo”, frisou.
De acordo com José Eduardo dos Santos, a visita de Pierre N´Kurunzinza representa “um marco significativo na aproximação entre os dois países, que coincidem na vontade de estabelecer relações de cooperação mutuamente vantajosas”.
O Chefe de Estado angolano disse ainda que as eleições gerais no Burundi, previstas para Junho próximo, são “uma etapa decisiva no rumo que os burundeses pretendem seguir”.
Durante a visita ao país, os Governos de Angola e o Burundi assinaram dois acordos de cooperação geral no domínio económico, técnico-científico, cultural e um acordo de consultas políticas e diplomáticas regulares, rubricados pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e do Burundi.
Foram igualmente tomadas disposições para o aumento da troca de experiências entre os dois países e o reforço da cooperação nos domínios da defesa e da segurança.
Na ocasião, o Presidente do Burundi convidou José Eduardo dos Santos a realizar uma visita oficial ao Burundi, convite aceite pelo Presidente angolano, devendo as datas ser acordadas.
Pierre NKurunzinza deixa o país ainda hoje, seguindo para a Namíbia e depois para a África do Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário