Ramos-Horta inicia o périplo no Reino Unido, permanecendo no país entre sexta-feira e domingo.
Segundo o comunicado o prémio Nobel da Paz é o convidado de honra da Universidade de Bradford e o principal orador, no sábado, da Peacejam Conference, que tem como tema "Em Defesa dos Direitos das Mulheres e das Crianças".
Segundo a presidência o chefe de Estado Timorense inicia, ainda no domingo, uma visita oficial à Irlanda (onde permanece até 10 de Março), fazendo parte da comitiva o ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias Albano da Costa, e o secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego, Bendito Freitas, entre outras personalidades.
Ramos-Horta é recebido pela sua homóloga irlandesa, Mary Mcaleese, na manhã de segunda-feira; à tarde é agraciado com o grau honorífico na University College de Dublin; à noite, participa num jantar de gala em Aras, na Uachtaráin.
Na próxima terça-feira a agenda prevê encontros com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Michael Martin, e do Desenvolvimento Externo, Peter Power, com políticos, empresários e sociedade civil timorenses que se encontram na Irlanda.
Ramos-Horta chega à Suíça no dia 10 de Março - onde permanece até ao dia 13 - e reúne-se com o antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
No dia 11 fala na 13.ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos e a representantes de organizações não governamentais sob o tema "Diálogo com o Presidente de Timor-Leste".
O também Prémio Nobel da Paz dá uma conferência no dia 12 no Instituto Internacional de Estudos e Desenvolvimento e na Escola Diplomática de Genebra.
A última etapa do périplo começa no dia 14 no Japão, sendo recebido no dia seguinte pelo Imperador Akihito em Tóquio. Ramos-Horta efetua no dia 16 uma visita ao Parlamento e reúne-se com o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama. A visita ao Japão, que termina a 20 de Março, compreende ainda passagens por Quioto, Kobe, Arima Onsen, Shinkobe e Hiroshima, onde intervém junto ao memorial pelas vítimas da bomba atómica, na II Guerra Mundial, em 1945.
Fonte: www.noticiaslusofonas.com/view.php?catogory=Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário