O presidente Pedro Pires vai ser distinguido com o título de Doutor Honoris Causa em Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), a mesma instituição onde Amílcar Cabral se licenciou em agronomia, anunciou hoje (sábado) o diário digital "Asemana", que cita fontes oficiais.
Segundo a fonte, a entrega do referido grau está prevista para fins de Maio, em Lisboa (Portugal).
Esta é a primeira universidade portuguesa que distingue Pedro Pires com um Honoris Causa.
Conforme fontes do Palácio do Plateau, a iniciativa de atribuir tal grau ao mais alto magistrado da nação cabo-verdiana partiu do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa, UTL.
A proposta foi aprovada, por unanimidade, pelo Senado da mesma Universidade em finais de 2009.
A distinção visa, por um lado, reconhecer a obra do Homem que, enquanto primeiro-ministro durante 15 anos, lançou as bases de um país que dava os seus primeiros passos como Estado de Cabo Verde.
A atribuição do diploma deve-se, por outro lado, à contribuição de PP, como chefe de Estado, para a harmoniosa colaboração entre as instituições da República. Ou seja a actuação de Pires tem sido a condição essencial para o ambiente da paz, estabilidade política e boa governação que se vive no país.
A condecoração é também, segundo as fontes referidas, uma justa homenagem ao povo cabo-verdiano pelos excelentes resultados que tem conseguido no seu processo de desenvolvimento.
De salientar que, esta semana, esteve em visita a Cabo Verde uma missão da UTL, chefiada pelo seu reitor, Fernando Ramoa Ribeiro. A equipa da UTL deixou esta sexta-feira a cidade da Praia, rumo a Lisboa, Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário