O projecto “Limpar Portugal” já conseguiu identificar mais de 1500 pontos de limpeza em todo o país, um número que quadruplicou em apenas trinta dias, confirma a organização da iniciativa.
Para Paulo Torres, coordenador nacional do projecto, a crescente adesão que se tem verificado deve-se, em grande medida, à utilização de suportes informáticos e das tecnologias de informação na divulgação do projecto.
O “Limpar Portugal” possui um software de localização de lixeiras desenvolvido por uma vasta equipa de professores e alunos, onde cada voluntário pode registar os pontos de limpeza que vai detectando.
A aposta nas novas tecnologias estende-se a um canal de televisão online, que transmite vídeos relacionados com o projecto e com a temática dos resíduos e do ambiente, disponibilizados por membros anónimos.
Paralelamente, a adesão à iniciativa é feita através de uma rede social que serve de apoio à organização e coordenação do projecto e conta já com mais de 20 mil inscrições, um número cada vez mais perto da grande meta dos 100 mil voluntários.
A aproximadamente dois meses e meio do grande dia, a organização elogia o trabalho realizado até agora pelos cidadãos e entidades públicas e privadas, mas realça que ao movimento não pode parar.
“Há ainda muito trabalho a fazer, desde a identificação de lixeiras até à obtenção de apoios desinteressados por parte de empresas, não esquecendo a máxima de divulgação ‘traz mais um amigo’”, refere o coordenador nacional da iniciativa.
Recorde-se que o projecto é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e entidades públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.
Para o efeito, está prevista a limpeza de toda a floresta portuguesa no próximo dia 20 de Março de 2010, para a remoção de todo o lixo depositado ilegalmente nos espaços verdes nacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário