*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 10 de janeiro de 2010

Há muitos mais, mas tem que se começar por algum lado...

Identificados 1 500 pontos obrigatórios para «Limpar Portugal»

O projecto “Limpar Portugal” já conseguiu identificar mais de 1500 pontos de limpeza em todo o país, um número que quadruplicou em apenas trinta dias, confirma a organização da iniciativa.

Para Paulo Torres, coordenador nacional do projecto, a crescente adesão que se tem verificado deve-se, em grande medida, à utilização de suportes informáticos e das tecnologias de informação na divulgação do projecto.

O “Limpar Portugal” possui um software de localização de lixeiras desenvolvido por uma vasta equipa de professores e alunos, onde cada voluntário pode registar os pontos de limpeza que vai detectando.

A aposta nas novas tecnologias estende-se a um canal de televisão online, que transmite vídeos relacionados com o projecto e com a temática dos resíduos e do ambiente, disponibilizados por membros anónimos.

Paralelamente, a adesão à iniciativa é feita através de uma rede social que serve de apoio à organização e coordenação do projecto e conta já com mais de 20 mil inscrições, um número cada vez mais perto da grande meta dos 100 mil voluntários.

A aproximadamente dois meses e meio do grande dia, a organização elogia o trabalho realizado até agora pelos cidadãos e entidades públicas e privadas, mas realça que ao movimento não pode parar.

“Há ainda muito trabalho a fazer, desde a identificação de lixeiras até à obtenção de apoios desinteressados por parte de empresas, não esquecendo a máxima de divulgação ‘traz mais um amigo’”, refere o coordenador nacional da iniciativa.

Recorde-se que o projecto é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e entidades públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

Para o efeito, está prevista a limpeza de toda a floresta portuguesa no próximo dia 20 de Março de 2010, para a remoção de todo o lixo depositado ilegalmente nos espaços verdes nacionais.

Sem comentários: