O Mindelo (ilha de São Vicente) acolhe segunda-feira o III Encontro de Embaixadores e Representantes de Organismos Internacionais, que pretende analisar a possibilidade de aumentar a qualidade e quantidade de parcerias de Cabo Verde.
Subordinado ao lema "Enfrentar a Conjuntura Internacional, Alargando e Reforçando Parcerias", o encontro contará com a presença de todos os chefes de missões diplomáticas, entre eles a embaixadora de Portugal Graça Guimarães Andresen, e de organismos internacionais acreditados em Cabo Verde.
Na sessão de abertura estará o primeiro ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, respectivamente José Maria Neves e José Brito, além de entidades locais.
Os trabalhos, que decorrerão numa unidade hoteleira do Mindelo, centram-se em quatro temas principais: "A Situação Económica de Cabo Verde e Perspectivas", "«Cluster» Mar", "Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC)" e "Política Externa de Cabo Verde".
Em declarações à Agência Lusa, José Brito referiu-se ao empenho do seu ministério e de outros departamentos governamentais na promoção de ilha de São Vicente e das suas instalações portuárias, tendo em vista a criação de parcerias e alianças estratégicas.
"É nesse quadro que organizamos o terceiro encontro de todos os embaixadores acreditados em Cabo Verde", disse o chefe da diplomacia cabo-verdiana, lembrando que o primeiro decorreu em 2008 na Cidade da Praia (Santiago) e o segundo na ilha da Boavista.
O encontro contará igualmente com representantes de algumas das maiores empresas do arquipélago, como os presidentes dos Conselhos de Administração da ENAPOR (portos), Franklin do Rosário Spencer, e da Frescomar (exportação), António Blanco.
Presentes estarão também Isaura Gomes, presidente da Câmara de São Vicente, como anfitriã, bem como o governador do Banco Central de Cabo Verde, Carlos Burgo, o ministro das Infra-Estruturas e Transportes, Manuel Inocêncio de Sousa, e o directores nacionais do Plano, Sandro Brito, e de Política Externa, José Luís Rocha.
Está também prevista uma intervenção da Coordenadora Residente dos Escritórios e Fundos das Nações Unidas, Petra Lantz.
Sem comentários:
Enviar um comentário