*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 17 de janeiro de 2010

Alto Minho e Galiza - Um Namoro Eterno

Bom Dia a Todos(as) !

A propósito do dia 21 sermos todos Galegos , lembrei-me duma instituição em Castro Laboreiro , a NEPML , que tem feito um trabalho grandemente meritório de preservação e divulgação dos Montes Laboreiro e toda a zona da Raia

Nas suas palavras de apresentação,

«O Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro (NEPML) é uma instituição de índole cultural sem fins lucrativos – os custos das suas actividades são suportados pelos dois elementos fundadores – com o derradeiro e único propósito de divulgação dos múltiplos aspectos culturais dos antigos Montes Laboreiro. Ou seja, do acervo cultural das montanhas graníticas de Entre-Lima-e-Minho que se estendem desde Celanova (Galiza) até Padrão de Sistelo e Soajo (Arcos de Valdevez). Tendo sempre como ponto de partida e de interesse fulcral as duas freguesias centrais desses vetustos Montes, que viram nascer os fundadores do NEPML – Lamas de Mouro e Castro Laboreiro. A concretização desse audacioso propósito passa, fundamentalmente, pela:
  • Organização de jornadas culturais, congressos, palestras e colóquios abertos ao público em geral;
  • Desenvolvimento de projectos de inventariação e catalogação de património material e imaterial;
  • Edição de trabalhos inéditos, bem como a reedição de outros esgotados ou de difícil acesso;
  • Organização de um fundo iconográfico local, através da recolha, catalogação e digitalização de símbolos, gravuras, desenhos, fotografias e quaisquer outros suportes de imagem;
  • Estabelecimento do contacto e cooperação com investigadores e instituições congéneres, tanto nacionais como estrangeiras ou mesmo de cariz internacional;
  • Aproveitamento das novas tecnologias acessíveis para promoção e divulgação dos conteúdos programáticos relacionados com os fins a que se propõe;
  • Incentivo à valorização, preservação e recuperação do património cultural.
  • ... »
Algumas notícias que podemos encontrar na sua página
http://www.monteslaboreiro.com/castrolaboreironoticias.html
incluindo sobre os nossos vizinhos e irmãos galegos.

Aqui vai de presente um vídeo sobre a Ponte Velha de Castro Laboreiro de um nosso amigo da Galiza.



Cumprimentos e um Bom Domingo para todos(as) !

Rogério Maciel

1 comentário:

A OUTRA disse...

Parabéns por este trabalho, gostei imenso do vídeo, das imagens e da música.
Só faltou um cão de Castro Laboreiro a sltar nesses montes. É que eu gosto muito do Castro Laboreiro.
Mais uma vez parabéns, e publiquem mais porque vale a pena a divulgação. A música é excelente.
Boa semana
Maria