*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 16 de janeiro de 2010

Apenas mais um eco do Prémio Personalidade Lusófona (2009), atribuído pelo MIL

Embaixador goiano recebe prêmio internacional
Valbene Bezerra
- O Popular

Quando fevereiro chegar, o embaixador goiano Lauro Moreira vai receber em Lisboa o Prêmio de Personalidade Lusófona 2009, concedido pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL), em reconhecimento ao seu trabalho em prol da dinamização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O dia ainda não foi definido.
Prestes a deixar o cargo de embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL), que ocupa há quatro anos, por limite de idade, Lauro Moreira, prestes a completar 70 anos, ficou surpreso com a honraria. Segundo ele, entre todos os prêmios que conquistou ao longo de sua carreira no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, este é especialmente gratificante.
“É o reconhecimento de toda uma vida dedicada, direta ou indiretamente, ao tema da lusofonia. Nesse sentido, o prêmio se junta às inúmeras e generosas homenagens que tenho recebido por parte de pessoas e entidades portuguesas, e que tanto me têm sensibilizado”, disse o embaixador, em entrevista via e-mail ao POPULAR.
Ele revela que, uma vez aposentado, pretende dedicar mais tempo à leitura, aos amigos e realizar alguns projetos na área da literatura e da música. As viagens também estão nos seus planos. “No fundo, sinto uma grande alegria por poder finalmente desfrutar dessa liberdade”, afirma. Mas garante que sempre estará ligado de uma forma ou de outra com as questões da lusofonia e da língua portuguesa, inclusive ao acordo ortográfico, o que, assegura, já não envolve maiores problemas.

Artes
Desde a juventude, Lauro Moreira está envolvido com diferentes manifestações artísticas. Música, literatura e as artes em geral fazem parte da sua rotina. Tem vários CDs gravados. Dois deles foram dedicados à poesia de Marly de Oliveira, com quem foi casado por 17 anos. Marly morreu em 2007. Gravou também uma coletânea de poemas de Manuel Bandeira e de diversos poetas de língua portuguesa. Com seu Grupo Solo Brasil, gravou o CD Viagem Através da Música, em Goiânia, com a cantora Maria Eugênia.
Lauro Moreira foi o responsável pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pela Embaixada do Brasil no Marrocos e foi coordenador das comemorações dos 500 anos do Brasil. Sobre a escolha do Prêmio Personalidade Lusófona deste ano, o embaixador acha difícil apontar um nome. “Ainda estamos no limiar de 2010. Mas não faltarão nomes merecedores dessa distinção”, assegura.
Movimento cultural e cívico, o MIL tem mais de 2 mil integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como Brasil, Portugal, Goa, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Macau e outros. Todo ano, há eleição para a escolha de uma personalidade atuante no debate e no fortalecimento dos laços culturais, sociais, econômicos e políticos dos países de língua portuguesa. Duzentos e quarenta milhões de pessoas no mundo falam a língua portuguesa.


Sem comentários: