*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

domingo, 13 de dezembro de 2009

Processo a acompanhar...

Telecomunicações nos PALOP e em Espanha estiveram em discussão

Teve lugar em São Tomé e Príncipe a segunda reunião do Comité Permanente para a Rede de Centros de Excelência dos Países de Expressão Portuguesa e Espanhola em África.

A Autoridade Geral de Regulamentação de São Tomé e Príncipe acolheu o evento no Hotel Pestana durante dois dias. Estiveram presentes representantes da União Internacional das Telecomunicações, da Autoridade de Comunicações de Portugal, da Agência Nacional de Comunicações de Cabo Verde, do Instituto de Comunicações da Guiné-Bissau, do Instituto de Comunicações de Angola, do Instituto de Comunicações de Moçambique e da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP, assim como dois representantes de Portugal e Espanha.

O Centro de Excelência tem como objectivo principal dar assistência às preocupações partilhadas pelas entidades acima referidas relativamente ao papel das telecomunicações no desenvolvimento de África de forma a garantir programas de formação nas áreas de elevada prioridade como a regulação e políticas de telecomunicações, novos serviços e tecnologias, gestão de negócios, serviços universais e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação.

O Presidente da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe, Orlando Fernandes, assumiu a presidência do centro, que estava localizado em Moçambique. Também houve na sala de conferências da Biblioteca Nacional uma reunião preparatória do Comité Permanente e do subgrupo de Madrid, que aprovou uma proposta para discussão no encontro de Espanha marcado para 2010.

Paralelamente à referida reunião e no quadro do Programa Anual de Cooperação para 2010 com Portugal, a ANACOM, principal parceiro da AGER, a Autoridade de Comunicação de Portugal e de São Tomé e Príncipe, assinou mais um acordo com vista à definição do referido programa. Para além do acordo assinado com a AGER, a ANACOM fez a entrega formal de um conjunto de equipamentos no sentido da sofisticação da sua congénere santomense.

Ficou decidido que a partir da reunião de São Tomé, a representação no Comité Permanente deverá ser aberta a todas as partes interessadas constituídas em delegação liderada pelo Regulador ou Administração.

O subcomité para peritos deverá reconverter-se em Comité de Gestão do Comité Permanente, agindo em nome do Comité Permanente durante o intervalo das reuniões do mesmo. Este subcomité será alargado, passando a incluir a presença de Cabo Verde como pólo assim como a presidência do Comité Permanente.

O prazo de resposta à abertura pública da vaga para Coordenador do Projecto é alargado até 20 de Janeiro de 2010. A ITU desenvolverá uma página para o projecto no sítio da ITU Academy mantendo-a actualizada com toda a informação necessária. A plataforma de ensino à distância (e-learning ) será instalada em Moçambique, devendo ser asseguradas ligações a todos os países beneficiários.

A próxima reunião do Comité Permanente terá lugar em Cabo Verde no último trimestre de 2010.


Fonte: Jornal Digital

Sem comentários: