Bruxelas, 27 nov (Lusa) - A ministra portuguesa da Cultura, Gabriela Canavilhas, disse nesta sexta-feira em Bruxelas que o acordo ortográfico entrará em vigor em Portugal conforme previsto na planificação, sem atrasos, em janeiro.
"Há uma planificação prevista que vai ser cumprida, tal como ela foi aprovada", disse a ministra durante uma reunião com os seus colegas da União Europeia.
Além disso, Canavilhas lembrou que "já vai começar a haver ajustes e adaptações", dando como exemplo os manuais escolares e a Agência Lusa, que vai começar a publicar suas notícias de acordo com as novas regras.
O acordo já está em vigor no Brasil desde janeiro deste ano e deverá começar a ser aplicado em Portugal em janeiro de 2010.
O acordo ortográfico foi aprovado em dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor Leste só aderiu em 2004, após a independência da Indonésia.
Para vigorar, o acordo tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal.
A Guiné-Bissau ratificou o texto neste mês, faltando apenas Angola e Moçambique. Timor Leste ratificou em setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário