*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

9 de Setembro: Sessão Solene Comemorativa dos 60 anos da fundação da Academia Internacional da Cultura Portuguesa


A Presidente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa tem a honra de convidar V. Exª e sua Exma. Família para a Sessão Solene Comemorativa dos 60 anos da Academia Internacional da Cultura Portuguesa (AICP).

A AICP foi criada em 6 de fevereiro de 1965, e teve como seu principal fundador o Professor Doutor Adriano Moreira, com os objetivos de incrementar o estudo do património cultural português espalhado pelo mundo, de promover a divulgação da cultura e língua portuguesa, e de fortalecer os laços com os povos filiados na cultura portuguesa. 

Com esta celebração, a AICP pretende dar a conhecer a sua História e, simultaneamente, homenagear o seu fundador.

S.Exa. o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos, o Dr. Carlos Monjardino, Presidente da Fundação Oriente e anfitrião desta comemoração, e a Presidente da AICP, Doutora Maria Regina de Mongiardim, pronunciarão as notas de Abertura.

A Conferência estará a cargo do Professor Catedrático José Fontes e do V/Alm. António Rebelo Duarte, com os seguintes temas:

“Enquadramento histórico da fundação da AICP” e Recordar o saudoso Professor Adriano Moreira, fundador da AICP, é orientá-la no seu caminho e no cumprimento dos seus objetivos maiores”.

 A Sessão Solene realiza-se no próximo dia 9 de setembro de 2025, pelas 17h00, no Museu da Fundação Oriente, em Lisboa.

Programa:

https://7d4aa12257.cbaul-cdnwnd.com/6129f4ca0b83aa936f8056608215c284/200000017-76b9376b96/Programa%2060%C2%BA%20anivers%C3%A1rio%20AICP.pdf?ph=7d4aa12257                                                                                 

Agradece-se resposta para aicpgeral@gmail.com


Sem comentários: