A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Turquia, abordou, quarta-feira, em Ankara, o português como uma língua pluricêntrica
O encontro teve lugar na Faculdade de Língua, História e Geografia da Universidade de Ankara, e contou com embaixadores de Angola, Brasil, Guiné Equatorial e Portugal residentes na Turquia, refere uma nota, enviada ao JA Online.
O evento enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado na última segunda-feira, 5 de Maio, discutiu temas como “o pluricentrismo na antropogénese da angolanidade", o pluricentralismo da língua portuguesa” e " a língua portuguesa no contexto dos usos".
As conferências foram feitas pelo professor José Luís Mendonça, da Universidade Agostinho Neto, representando Angola, a professora Márcia Franco da Universidade de São Paulo e Carla Rodrigues de Almeida da Universidade Aberta de Portugal.
Na ocasião, o embaixador angolano João Neto relembrou a posição de Angola sobre a comunidade durante a sua presidência no biénio 2021 -2023, onde elegeu como prioridade uma cooperação económica mais coesa entre os Estados membros, a diversidade cultural e promoção da mobilidade.
João Neto augura que nos próximos anos, aumente o número de turcos a expressarem-se na língua portuguesa para elevar a cooperação com a CPLP. In “Jornal de Angola” - Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário