*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 10 de maio de 2025

CPLP aborda pluricentrismo do português em Ankara, capital da Turquia

 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Turquia, abordou, quarta-feira, em Ankara, o português como uma língua pluricêntrica



O encontro teve lugar na Faculdade de Língua, História e Geografia da Universidade de Ankara, e contou com embaixadores de Angola, Brasil, Guiné Equatorial e Portugal residentes na Turquia, refere uma nota, enviada ao JA Online.

O evento enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado na última segunda-feira, 5 de Maio, discutiu temas como “o pluricentrismo na antropogénese da angolanidade", o pluricentralismo da língua portuguesa” e " a língua portuguesa no contexto dos usos".

As conferências foram feitas pelo professor José Luís Mendonça, da Universidade Agostinho Neto, representando Angola, a professora Márcia Franco da Universidade de São Paulo e Carla Rodrigues de Almeida da Universidade Aberta de Portugal.

Na ocasião, o embaixador angolano João Neto relembrou a posição de Angola sobre a comunidade durante a sua presidência no biénio 2021 -2023, onde elegeu como prioridade uma cooperação económica mais coesa entre os Estados membros, a diversidade cultural e promoção da mobilidade.

João Neto augura que nos próximos anos, aumente o número de turcos a expressarem-se na língua portuguesa para elevar a cooperação com a CPLP. In “Jornal de Angola” - Angola

Sem comentários: