*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Nos oitenta anos de Arnaldo de Pinho...

 

A recente edição das Obras Escolhidas de Arnaldo de Pinho, em cinco volumes (Ed. Letras e Coisas, 2012/ 2020), dá-nos um excelente retrato de um homem do mundo, de um homem “com mundo”. À luz dos diversos tópicos em que se estruturam essas Obras Escolhidas – “Teologia e Interpretação” (I), “D. António Ferreira Gomes: Biografia e Pensamento” (II), “Cultura da Modernidade e Evangelização” (III), “Leonardo Coimbra, ou o Caminho do Absoluto” (IV) e “Dispersos” (V), em que salientamos a sua atenção à poesia, nomeadamente, de Fernando Echevarría e de Sophia de Mello Breyner –, Arnaldo de Pinho, com efeito, dá mostras de uma singular amplitude e profundidade de interesses e de referências. Eis o que igualmente se apreende numa conferência sua proferida por ocasião do Centenário da Faculdade de Letras do Porto (2019): “Duma Filosofia da Liberdade a uma Pedagogia da Liberdade: Leonardo Coimbra e a ideia fundadora inicial da Faculdade de Letras do Porto” (in Comemorações do Centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, FLUP, 2021, pp. 145-155), texto de que aqui partiremos.

Neste texto, começa Arnaldo de Pinho por evocar a figura matricial da primeira Faculdade de Letras do Porto, Leonardo Coimbra, convocando, para o efeito, Manuel Ferreira Patrício, “um dos melhores conhecedores do pensador da Lixa”, como refere – estatuto que a recente edição das suas Obras Escolhidas (Ed. MIL/ DG Edições, 2021) veio confirmar. E logo o texto se irradia num feixe de diálogos paralelos: nomeadamente, com Ortega y Gasset e Santo Agostinho. Num feixe de diálogos e de questões: “Qual é a relação que existe entre a vida e a obra dum filósofo?”; terá sido o pensamento de Leonardo um pensamento “não sistémico”, ou mesmo “anti-sistémico”? A sua ancoragem em Leonardo Coimbra, “aliando racionalidade abstracta e realidade concreta”, permite-lhe – e permite-nos –, porém, “ultrapassar a razão meramente judicativa, sem, contudo, entrar em delírio irracional”. Daí, como salienta, “o lugar que tem na sua obra e na sua vida pública a intuição, a empatia, o sentimento, a saudade, a alegria e a dor, a graça e a amizade. E nestas imbricado, o sentido construtivo duma razão em busca.” (pp. 145-146).

Daí ainda, como acrescenta, “a identidade de Leonardo Coimbra”, “identidade que lhe permite ir para a realidade com entendimento e paixão, assumindo momentos de lirismo e saudade, perante a vida e a natureza, a multiplicidade do Universo ou o mistério de Deus; mas também a incompreensão por parte daqueles que, viciados nos hábitos mentais do racionalismo e de uma cultura historicista, reduzem o pensamento a um conjunto de cânones, segundo os quais a realidade se lê uniformemente compassada”. A este respeito, convoca um outro autor, Miguel de Unamuno, que cita nos seguintes termos: “A filosofia é um produto humano de cada filósofo e cada filósofo é um homem de carne e osso como ele. E faça o que fizer, filosofa, não apenas com a razão, mas com a vontade, com o sentimento, com a carne e com os ossos, com a alma toda e com o corpo todo. Filosofa o homem” (p. 146). Eis, curiosamente, uma questão que havia já sido motivo de reflexão por parte de um dos mais distintos discípulos de Leonardo Coimbra: José Marinho. Na sua primeira obra publicada, precisamente sobre o seu Mestre, escreverá, em réplica a Unamuno, que “um homem que não é filósofo é tudo menos um homem” (in O Pensamento Filosófico de Leonardo Coimbra: introdução ao seu estudo, Livraria Figueirinhas, 1945, p. 40).

Perante este aparente dilema – “um filósofo que não é um homem é tudo menos um filósofo” (Unamuno) e “um homem que não é filósofo é tudo menos um homem” (Marinho) –, Leonardo Coimbra – e Arnaldo de Pinho, na sua esteira – diriam, provavelmente, que ambas as teses são verdadeiras, tão verdadeiras quanto complementares. A vida dos dois parece, pelo menos, comprovar tal presunção: foram os dois filósofos (e teólogos) porque essa foi a sua forma (necessária) de serem humanos; e não deixaram por isso, enquanto filósofos, de serem humanos… No que respeita à vida de Leonardo Coimbra, salienta ainda Arnaldo de Pinho, citando António Quadros, que “quando a poderosa inteligência de Leonardo Coimbra surge na vida portuguesa, encontra uma situação mental esvaziada de conteúdo. A segunda metade do século XIX assistira por um lado à crítica da teologia católica ou do magistério eclesiástico e por outro ao triunfo intelectual de um pensamento estrangeirado nas linhas de força que, vindas do iluminismo setecentista, desembocavam no positivismo e idealismo” (p. 147). E eis-nos aqui perante um outro aparente dilema: se o pensamento filosófico é verdadeiramente universal, será essa universalidade necessariamente “estrangeirada”?

A própria vida de Leonardo Coimbra (e a de Arnaldo de Pinho) parece, uma vez mais, refutar esse equívoco que teima em persistir entre nós. Com efeito, se o pensamento filosófico (e teológico) é verdadeiramente universal, e só o será se assim for, essa universalidade não é necessariamente “estrangeirada” – pelo contrário. Daí a atenção de ambos, de Leonardo Coimbra e de Arnaldo de Pinho, pela nossa língua e cultura. Como salienta ainda Arnaldo de Pinho, citando um outro distinto discípulo de Leonardo Coimbra – Álvaro Ribeiro –, uma das suas motivações maiores foi a de “dotar a cultura portuguesa de um ensino superior de Filosofia” (p. 152). Daí, em suma, toda a importância da primeira Faculdade de Letras do Porto – ainda nas palavras de Álvaro Ribeiro: “o curso superior de Filosofia pensado por Leonardo Coimbra para instituir nas faculdades de Letras, realizaria, a breve ou longo prazo, uma reforma total da Universidade portuguesa” (id.). Escusado será aqui constatar que essa “reforma total da Universidade portuguesa” está ainda por se cumprir. Todos o sabemos… Arnaldo de Pinho, na conclusão do seu texto, salienta que o pensamento leonardino é essencialmente uma “Filosofia da Liberdade” (p. 154). O problema, como também todos nós sabemos, é que a Liberdade de que Leonardo fala não é de todo a mais praticada – na sua lapidar definição: “a liberdade é o poder do espírito criar beleza” (in Águia, nº 2, 1912).

Eis, ainda segundo José Marinho, como ele próprio defendeu na sua última obra, já publicada postumamente, um ano após a sua morte (Verdade, Condição e Destino no pensamento português contemporâneo, Lello, 1976) o que os auto-proclamados “modernos” igualmente esqueceram, negando a liberdade humana, ou afirmando-a apenas na sua forma mais extrínseca, mais superficial, ou seja, afirmando-a apenas enquanto “liberdade do homem”, e não enquanto “liberdade no homem”, a forma de liberdade “mais autenticamente filosófica (…), a mais difícil, por consequência, de assumir” (p. 107), acrescentando: “Não, não se trata de saber se o homem é livre. Este foi o problema tipicamente moderno, europeu, do humanismo pressuroso e simplificador. Não, não se trata de saber se o homem é livre, mas sim, e como primeira instância problemática, de saber em que medida a liberdade se vive e se pensa, nele e para ele. Trata-se, sim, de saber se há liberdade no homem. Como compreender de outro modo o que chamamos espírito, como compreender o pensamento em sua autêntica fonte e no mais autêntico do seu processo?” (p. 156). Para uma “reforma total da Universidade portuguesa”, mais, muito mais do que isso, para uma “reforma total” da nossa própria vida, individual e colectivamente considerada – enquanto Povo, enquanto Pátria… –, eis, a nosso ver, a Liberdade que mais importa pensar, a Liberdade que mais importa cumprir.

Sem comentários: