*É um Lusófono com L grande? Então adira ao MIL: vamos criar a Comunidade Lusófona!*

MIL: Movimento Internacional Lusófono | Nova Águia


Apoiado por muitas das mais relevantes personalidades da nossa sociedade civil, o MIL é um movimento cultural e cívico registado notarialmente no dia quinze de Outubro de 2010, que conta já com mais de uma centena de milhares de adesões de todos os países e regiões do espaço lusófono. Entre os nossos órgãos, eleitos em Assembleia Geral, inclui-se um Conselho Consultivo, constituído por mais de meia centena de pessoas, representando todo o espaço da lusofonia. Defendemos o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, assim procurando cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade.
SEDE: Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa)
NIB: 0036 0283 99100034521 85; NIF: 509 580 432
Caso pretenda aderir ao MIL, envie-nos um e-mail: adesao@movimentolusofono.org (indicar nome e área de residência). Para outros assuntos: info@movimentolusofono.org. Contacto por telefone: 967044286.

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).

Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Desde 2008"a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

Colecção Nova Águia: https://www.zefiro.pt/category/zefiro-nova-aguia

Outras obras promovidas pelo MIL: https://millivros.webnode.com/

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

"Trata-se, actualmente, de poder começar a fabricar uma comunidade dos países de língua portuguesa"

Nenhuma direita se salvará se não for de esquerda no social e no económico; o mesmo para a esquerda, se não for de direita no histórico e no metafísico (in Caderno Três, inédito)

A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo (in Cortina 1, inédito)

Agostinho da Silva

sábado, 18 de junho de 2022

Cabo Verde – Cooperação técnica brasileira na área da educação inclusiva


 

Uma nova fase do projeto “Escola de Todos” está sendo desenhada em Cabo Verde. No último mês, uma missão de especialistas brasileiros visitou o país africano com o objetivo de realizar a prospecção para uma segunda fase do projeto de cooperação técnica na área da educação inclusiva. A nova etapa da iniciativa permitirá a continuidade do desenvolvimento de capacidades locais para o aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais.

A missão viabilizou o encontro entre as instituições cooperantes brasileiras e cabo-verdianas com informações para elaboração do novo projeto de cooperação técnica bilateral na área da educação inclusiva. A delegação brasileira foi composta por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a contraparte cabo-verdiana incluiu especialistas da Direção Nacional de Educação, do Ministério da Educação, e do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).

Foi realizada uma série de encontros que permitiram à delegação brasileira colher informações para a elaboração de uma nova fase do projeto que leve em conta as capacidades já existentes e as necessidades daquele país quanto à educação inclusiva. Também se procedeu a análise documental com informações sobre o tema, mapeamento de atores, além de reuniões com as autoridades do Ministério da Educação de Cabo Verde.

A equipe de profissionais brasileiros visitou as unidades de educação nas quais as ações devem ser desenvolvidas durante a parceria e participou de oficinas em que as equipes técnicas das instituições brasileiras e cabo-verdianas puderam discutir conjuntamente os problemas, os objetivos, assim como os resultados e os produtos esperados para esta nova fase do projeto.

Segundo Anna Perez, analista de projetos da ABC e responsável pela iniciativa em Cabo Verde, “a proposta de nova fase do projeto “Escola de Todos” permitirá dar continuidade ao desenvolvimento de capacidades dos cabo-verdianos”, disse. “Isso vai permitir maior aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais do país.”

Até o final de julho o governo brasileiro deverá ter proposta de projeto consolidada e aprovada para assinatura de todas as instituições parceiras da iniciativa. In “mundo Lusíada” - Brasil

Sem comentários: