Uma nova fase do projeto “Escola de Todos” está sendo desenhada em Cabo Verde. No último mês, uma missão de especialistas brasileiros visitou o país africano com o objetivo de realizar a prospecção para uma segunda fase do projeto de cooperação técnica na área da educação inclusiva. A nova etapa da iniciativa permitirá a continuidade do desenvolvimento de capacidades locais para o aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais.
A missão viabilizou o encontro entre as instituições cooperantes brasileiras e cabo-verdianas com informações para elaboração do novo projeto de cooperação técnica bilateral na área da educação inclusiva. A delegação brasileira foi composta por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a contraparte cabo-verdiana incluiu especialistas da Direção Nacional de Educação, do Ministério da Educação, e do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS).
Foi realizada uma série de encontros que permitiram à delegação brasileira colher informações para a elaboração de uma nova fase do projeto que leve em conta as capacidades já existentes e as necessidades daquele país quanto à educação inclusiva. Também se procedeu a análise documental com informações sobre o tema, mapeamento de atores, além de reuniões com as autoridades do Ministério da Educação de Cabo Verde.
A equipe de profissionais brasileiros visitou as unidades de educação nas quais as ações devem ser desenvolvidas durante a parceria e participou de oficinas em que as equipes técnicas das instituições brasileiras e cabo-verdianas puderam discutir conjuntamente os problemas, os objetivos, assim como os resultados e os produtos esperados para esta nova fase do projeto.
Segundo Anna Perez, analista de projetos da ABC e responsável pela iniciativa em Cabo Verde, “a proposta de nova fase do projeto “Escola de Todos” permitirá dar continuidade ao desenvolvimento de capacidades dos cabo-verdianos”, disse. “Isso vai permitir maior aprimoramento do Sistema Nacional de Sinalização de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais do país.”
Até o final de julho o governo brasileiro deverá ter proposta de projeto consolidada e aprovada para assinatura de todas as instituições parceiras da iniciativa. In “mundo Lusíada” - Brasil
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